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Marketing

Código 11413
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Marketing
Tipo de ensino Presencial
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem A disciplina pretende fornecer uma ampla perspetiva da Gestão de marketing, no meio envolvente atual, bem como indicar como operacionalizar os conceitos e implementar as ferramentas adequadas ao nível do planeamento estratégico de marketing e do marketing mix.
Pretende-se dotar o aluno de competências genéricas e específicas essenciais para quando ingressarem no mercado de trabalho. Em termos gerais espera-se que desenvolvam um apurado sentido crítico, que gerem e discutam novas ideias, que aprendam a trabalhar em equipa e que sejam capazes de resolver problemas empresariais. Especificamente, espera-se que defendam a importância do papel que a função Marketing deve assumir na gestão das empresas e que distingam claramente a função estratégica e a função operacional do marketing.
Conteúdos programáticos 1. Introdução ao marketing
2. A construção de relacionamentos com o cliente
3. Sistema de informação de marketing e estudos de mercado
4. O mercado consumidor e o comportamento de compra
5. Segmentação, Alvo e Posicionamento
6. O marketing mix
7. O planeamento estratégico de marketing
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são do tipo teórico-prático. Durante o semestre os conteúdos são apresentados, chamando os alunos a intervir; no final de cada capítulo os alunos deverão resolver um caso prático, exercícios, ou realizar buscar de casos reais, exemplos, etc.
A avaliação da disciplina terá as seguintes componentes:
- Trabalho individual [35%] – Recensão crítica de um artigo científico da área de marketing e comunicação. Máximo 4 pp. Data limite de entrega: 10/01/20.
- Trabalho de grupo [55%] - Redação de um trabalho teórico de revisão de literatura baseado em trabalhos científicos, que não deverá ultrapassar as 12 pp. Data limite de entrega: 8/01/20. Datas de apresentação: 11 e 18/12/19 e 8/01/20.
- Tarefas [10%] – Serão atribuídos 2 valores aos alunos que realizarem as atividades propostas.
(1 valor) casos e exercícios realizados em sala de aula e validados pela docente (mínimo de 4)
(1 valor) participação no desafio “Expressões de Ética” da Comissão de Ética da UBI (ver doc explicativo)
Bibliografia principal Belch, George; Belch, Michael (2004), Advertising and Promotion: An Integrated Marketing
Communications Perspective, 6th Edition, International Edition, McGraw-Hill/Irwin, New York.
Fill, Chris (2002), Marketing Communications – Contents, Strategies and Applications, 3rd Edition,
Prentice-Hall/Financial Times, Harlow.
Kerin, R.; Hartley, S.; Berkowitz, E.; Rudelius, W. (2007), Marketing, 8ª edição, McGraw-Hill.
Kotler, P.; Keller, K. (2008), Marketing Management, 13th edition, Prentice Hall.
Kotler, P.; Armstrong, G. (2002), Principles of Marketing, 3rd European edition, Prentice Hall.
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2004), Mercator - Teoria e Prática do
Marketing, 10ª edição, Publicações Dom Quixote.
Masterson, R.; Pickton, D. (2014), Marketing an introduction, 3rd edition, Sage Publications.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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