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Marketing Empreendedor

Código 11450
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(30H)
Área Científica Marketing
Objectivos de Aprendizagem Ser capaz de levar a cabo ações de Marketing de forma empreendedora e criativa, que vão de encontro a oportunidades no mercado.
Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:
Distinguir as especificidades do Marketing Empreendedor
Usar os conceitos de Marketing e empreendedorismo para reconhecer oportunidades de mercado
Identificar o papel do Marketing em cada fase do processo empreendedor;
Ser capaz de lançar um novo produto ou projeto;
Gerar e desenvolver novas ideias de Mercado;
Conhecer técnicas de criatividade;
Utilizar técnicas de criatividade para o desenvolvimento de novos produtos ou projetos.
Conteúdos programáticos 1.Marketing Empreendedor
1.1 A ligação entre Marketing e Empreendedorismo
1.2 Definição de Marketing Empreendedor
1.3 A Importancia económica de pequenas empresas, criação de empresas e empresas-gazela
1.4 Gestão no contexto das PME
1.5 Marketing no context das PME
1.6 Competências de Marketing para empreendedores
1.7 Redes para marketers empreendedores
1.8 Estudo do Mercado em mercados de alta tecnologia
1.9 Investigação em Marketing Empreendedor
2. Criatividade
2.1 Definição de Criatividade e a sua composição estrutural
2.2 Flexibilidade de esquemas, pensamento e o conceito de transferência
2.3 Modelos criativos
2.4 Mudança de atitude
2.5 Técnicas para o Processo Criativo
2.6 Investigação em Marketing, Empreendedorismo e Criatividade
Bibliografia principal Carson, D, Cromie, S., McGowan, H., & Pauric, J. (1995). Marketing and entrepreneurship in SMEs - an innovative approach. Prentice Hall International.
Gardner, D. M., Johnson, F., Lee, M., & Wilkinson, I. (2000). A contingency approach to marketing high technology products. European Journal of Marketing, 34(9/10), 1053-1077.
Gartner, W. (1989). "Who is an Entrepreneur?" is the wrong question. Entrepreneurship: Theory&Practice, (Summer), 47-67.
Mohr, J., Sengupta, S., & Slater, S. (2009). Marketing of high-technology products and innovations (2ed.). Prentice Hall.
Ramocki, S. P. (2006). Essentials of creativity and creative behavior (2 ed.).
Slater, S. F., Hult, G. T. M., & Olson, E. M. (2007). On the importance of matching strategic behavior and target market selection to business strategy in high-tech markets. Journal of the Academy of Marketing Science, 35(1), 5-17.
Sternberg, R. J., with James C. Kaufman. (2010). The Cambridge Handbook of Creativity. Cambridge Uni. Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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