Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Computação na Cloud

Computação na Cloud

Código 11481
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Ensino presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O objetivo da unidade curricular consiste em dotar os estudantes de uma perspetiva ampla e integradora da
computação na nuvem. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de sistematizar uma abordagem vertical às diversas tecnologias de computação na nuvem, que ofereça às aplicações e serviços maior flexibilidade, melhor utilização de recursos, maior escalabilidade e adaptabilidade e redução de custos. O estudante deve ser capaz de desenvolver aplicações e sistemas, escaláveis e fiáveis, para computação na nuvem.
Conteúdos programáticos Perspetiva geral sobre a adoção de tecnologias de computação em nuvem. Computação em nuvem e modelos de serviços. Plataformas de nuvem públicas. Características de plataformas grid e para a nuvem. Paradigmas de programação paralela e distribuída. Suporte de programação em Google App Engine. Programação em Amazon AWS. Suporte de programação em Microsoft Azure. Software para ambientes de computação em nuvem. Desempenho de sistemas distribuídos e em nuvem.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas expositivas para aquisição de conhecimentos. Realização de trabalhos em grupo. Análise de casos de estudo sobre computação na cloud. Elaboração e defesa de um projeto sobre computação na cloud.
Métodos e Critérios de Avaliação: Teste de avaliação de conhecimentos: 40%; Trabalho Teórico-prático: 20%; Projeto laboratorial ou de campo: 40%.
Bibliografia principal Distributed and Cloud Computing: From Parallel Processing to the Internet of Things, Kai Hwang , Jack Dongarra, Geoffrey C. Fox (Authors), Morgan Kaufmann; 1st edition, 2011, ISBN-13: 978-0123858801, 672 pages.
Cloud Computing: A Hands-On Approach, Arshdeep Bahga, Vijay Madisetti (Authors), Vijay Madisetti, 2014, ISBN-13: 978-0996025508, 456 pages.
Guide to Reliable Distributed Systems: Building High-Assurance Applications and Cloud-Hosted Services, Kenneth P Birman (Author), Springer, 2012, ISBN-13: 978-1447124153, 730 pages.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.