Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Projeto

Projeto

Código 11572
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 12
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Tutoria.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como principais objetivos o desenvolvimento da automia dos alunos e motivar a integração de conhecimento e capacidades adquiridas ao longo do curso num projeto coeso.
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Trabalhar e pesquisar duma forma independente;
- Gerir um projeto de desenho e implementação de uma aplicação, sistema ou plataforma web;
- Integrar conceitos e mecanismos de diversas áreas de uma forma consistente;
- Produzir documentos técnicos e defender projetos em público.
Conteúdos programáticos Não existe um programa específico para a unidade curricular. Cada estudante será acompanhado por um professor que o conduzirá no desenvolvimento do projeto e que indicará as tarefas a serem desenvolvidas durante o semestre na proposta de projeto. Os projetos propostos deverão elaborar nas várias áreas específicas ao curso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação na unidade curricular de projeto contempla três aspetos princípais: a capacidade técnica do aluno (T), a qualidade do relatório entregue (R) e da apresentação/defesa do trabalho desenvolvido (A). Estes aspetos serão avaliados por um júri de três elementos: o coordenador ou pessoa nomeada por ele para presidir ao júri, o orientador e o arguente. Os elementos do júri serão professores do departamento de informática e, eventualmente, um representante de uma empresa envolvida no projeto, caso aplicável. Inerente à sua tarefa de supervisão do projeto, ao orientador é possível a avaliação durante todo o periodo ensino-aprendizagem, enquanto que o arguente e o coordenador fazem a sua avaliação no final do projeto, após uma defesa oral do mesmo. No final do semestre, cada estudante deve entregar os resultados esperados do projeto (e.g., o código desenvolvido e a aplicação, sistema ou plataforma funcional), bem como o respetivo relatório do projeto. Cada estudante deve ainda preparar uma apresentação e uma defesa. O orientador responsável por cada projeto emite um parecer indicando se concorda com a entrega e defesa do projeto perante um júri.
O orientador e o arguente avaliam a capacidade técnica, a qualidade do relatório e a qualidade da apresentação. O presidente do júri avalia a qualidade do relatório e da apresentação.

Classificação Final
A classificação final do aluno na unidade curricular é a média ponderada, arredondada às unidades, das classificações dos elementos do júri. As penalizações (Pen) são subtraidas a esta nota (ver em baixo). A nota que o orientador atribuir ao aluno vale 45% da nota final, a nota que o arguente atribuir ao aluno vale 40% da nota final e a nota que o presidente do júri atribuir ao aluno vale 15% da nota final (N), i.e.:
N = 0.45 * Or + 0.40 * Ar + 0.15 * Pr - Pen.

Aprovação à Unidade Curricular
A aprovação a esta unidade curricular depende da nota final ser superior ou igual a 10 e do trabalho ter merecido o parecer favorável do orientador à sua defesa, i.e.,
Se (Parecer Favorável) e (N >= 10), então Aprovado;
Caso contrário, Reprovado.

Entrega do Relatório e Resultados do Projeto, e Defesas
Os relatórios e objetos de avaliação são inicialmente entregues apenas em formato digital, através de ponto de submissão no Moodle, e também de acordo com o estabelecido no Regulamento e Adenda ao Regulamento da UC. Assim que sair uma proposta de escala para arguentes e presidentes de mesa, cada estudante envia também por e-mail o relatório para esses elementos, com conhecimento do orientador e do regente da UC. O parecer do orientador tem de ser entregue até à data de entrega do relatório. Cada dia útil de atraso na entrega é penalizada em 3 valores.

Entrega no período ensino-aprendizagem: 15 de junho de 2020 até às 17h30;
Defesas a partir de 18 de junho de 2020.

Entrega em época normal: 6 de julho de 2020 até às 17h30.
Defesas a partir de 9 de julho de 2020.

Entrega em época especial: 7 de setembro de 2020 até às 17h30.
Defesas a partir de 10 de setembro de 2020.
Bibliografia principal Depende de cada projeto.
Pedro Quaresma de Almeida, Introdução ao LaTeX, Escolar Editora, Lisboa, 1996
The LaTeX Project, An Introduction to LaTeX, 2008, [Available in http://latex-project.org/intro.html], último
acesso em Outubro de 2013. > Depende de cada projeto.
Pedro Quaresma de Almeida, Introdução ao LaTeX, Escolar Editora, Lisboa, 1996
The LaTeX Project, An Introduction to LaTeX, 2008, [Available in http://latex-project.org/intro.html], último
acesso em Outubro de 2013.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.