Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Hidrologia e Climatologia
  4. Gestão e Controlo da Qualidade da Água

Gestão e Controlo da Qualidade da Água

Código 11619
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária O (21H)/TP(12H)
Área Científica Hidráulica e Ambiente
Tipo de ensino Presencial (aulas teórico-práticas) e online.
Estágios Não aplicado.
Objectivos de Aprendizagem Objectivos;
Abordar conceitos relacionados com a gestão integrada da água e o controlo da poluição, bem como dos vários processos de gestão dos recursos hídricos.

Competências:
(a) Compreensão da complexidade, incerteza e carácter interdisciplinar dos problemas da gestão da água, reconhecendo as suas vertentes técnica, ecológica, económica e social;
(b) Reconhecimento das metodologias e técnicas para a monitorização da qualidade da água e controlo da poluição, análise de dados e modelação matemática;
(c) Domínio dos principais mecanismos de transporte de poluentes em meio poroso;
(d) Compreensão dos sistemas de avaliação e gestão ambiental, nas suas vertentes ética, legislativa, metodológica, técnico-científica, administrativa e decisória.
Conteúdos programáticos 1. GESTÃO INTEGRADA DA ÁGUA
Princípios da gestão de recursos hídricos. Gestão da água ao nível de bacia hidrográfica. Objectivos, critérios e normas de qualidade da água. Caracterização da qualidade da água. Parâmetros de qualidade. Legislação e regulamentação associadas à gestão integrada da água. Índices e indicadores de qualidade e sustentabilidade. Sistemas de informação e ajuda de decisão.
2. TRANSPORTE DE POLUENTES EM MEIO POROSO
Origens e fontes de contaminação. Poluição tópica e poluição difusa. Mecanismos de transporte de poluentes (advecção, difusão, dispersão e sorção). Biodegradação de poluentes em meio poroso.
3. INSTRUMENTOS DE PREVENÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL
Controlo da poluição na origem. Recolha, tratamento e reutilização de águas e resíduos. Avaliação do impacte ambiental. Sistemas de gestão e certificação ambiental. Avaliação ambiental estratégica. Programas de monitorização ambiental.
Bibliografia principal 1. Metcalf e Eddy (2002). Wastewater Engineering – Treatment and Reuse. 4ª Edição, McGraw-Hill Series in Civil and Environmental Engineering, New York, EUA, 1848 pp.
2. Partidário M. R. e Jesus J. (2003). Fundamentos da avaliação do impacte ambiental, Manual nº 273, Universidade Aberta, Lisboa.
3. • Sheldon C. e Yoxon M. (2006). Environmental Management Systems: A Step-by-Step Guide to Implementation and Maintenance. Earthscan; 3rd edition. Londres, Reuino Unido. 272 pp.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.