Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Análise de Investimentos

Análise de Investimentos

Código 11694
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial.
Objectivos de Aprendizagem - Identificar os critérios de avaliação de projetos de investimento; analisar, e selecionar, projetos de investimento mutuamente exclusivos; determinar o custo do capital do investimento.
- Fornecer, aos discentes, competências fundamentais sobre análise de risco, e métodos de estimação de risco, para incorporação do risco na análise, e avaliação de projetos de investimento.
- Desenvolver a capacidade crítica e criativa dos discentes.
- Desenvolver o interesse pela investigação científica dos discentes.
- Desenvolver o espírito de trabalho em equipa e a permuta de ideias,
- Fornecer aos discentes competências sobre tópicos mais avançados de Análise de Investimentos, visando a sua preparação para a atividade profissional.
Conteúdos programáticos 1. Noções Fundamentais de Análise de Investimentos
2. Avaliação de Projetos de Investimento: Critérios de Decisão sem Incerteza
3. Seleção de Projetos de Investimento
4. Financiamento de Projetos de Investimento
5. Custo do Capital do Investimento

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As sessões são de carácter teórico-prático e baseiam-se em duas vertentes de ensino: i) na exposição das noções sobre análise e avaliação de projetos de investimento, critérios de avaliação de projetos de investimento; análise e avaliação do risco de projetos de investimento, análise de opções reais, baseada em diapositivos e com o recurso a exemplos de carácter prático e/ou artigos científicos, procurando a participação dos estudantes; ii) na resolução de casos práticos sobre a análise e avaliação de projetos de investimento e análise discussão de artigos científicos que orientam os estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação científica. Métodos de avaliação: 2 provas escritas individuais; e participação; e assiduidade, com igual ponderação na nota final (50%/50%).
Bibliografia principal Decisões de Investimento e Financiamento de Projetos, Barros, C. , Editora Sílabo, 2000.
Princípios de Finanças Empresariais, Brealey, R. e Myers, S. ,Editora McGraw Hill, 2000.
Corporate Finance – Theory and Practice, Damodaran, A. , Wiley Editor, 200 Corporate Finance, Ross, S., Westerfield, R. e Jaffe, J. , Irwin McGraw-Hill Editor, 2004.
Capital Budgeting Financial Appraisal of Investment Projects, Dayananda, D., Irons, R., Harrison, S., Herbohn, J. e Rowland, P. ,Cambridge University Press, 2002.
Cost of Capital: Estimation and Applications and Examples, Pratt, S. e Grabowski, Wiley & Sons, Inc., 2008.
Capital Asset Investment - Strategy, Tactics & Tools, HerbstWiley & Sons Ltd, 2002.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.