Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Dissertação

Dissertação

Código 11702
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 42
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Engenharia e Gestão Industrial
Tipo de ensino Tutorial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem O objetivo do trabalho final de mestrado é o estudante demonstrar que tem a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, analisando um tópico específico da área de formação, de forma crítica e independente.
O trabalho final de mestrado pressupõe um trabalho de natureza científica sobre um tema enquadrado em pelo menos uma área científica do curso de mestrado. Deve ter uma componente de enquadramento e discussão crítica da literatura e uma componente de exercício teórico, experimental e/ou de simulação que promova uma abordagem inovadora do tópico escolhido. Deve ainda apresentar uma síntese conclusiva e sugestões para trabalho futuro. O trabalho de investigação a desenvolver deve, tipicamente, ser fruto de uma análise aprofundada da literatura e visa fundamentalmente propor uma solução relevante do ponto de vista teórico e, na medida do possível, generalizada à Engenharia e Gestão Industrial
Conteúdos programáticos O conteúdo programático e a planificação de cada trabalho de Dissertação é definido pelo(s) professor(es) orientador(es) e aprovado pela Comissão de Curso.
O trabalho final de mestrado (Dissertação) enquadra-se numa unidade curricular anual corresponde a 42 créditos ECTS. O total de créditos atribuídos ao trabalho final corresponde a aproximadamente 1120 horas de trabalho. Assim, a Dissertação é divida pelo 3º semestre (12 ECTS) e pelo 4º semestre (30 ECTS). Neste contexto, durante o 3º semestre o estudante deve, como condição de admissão (obtenção de frequência à unidade curricular de Dissertação), perante a Comissão Científica de Curso, apresentar oralmente uma breve síntese do trabalho, referindo: i) Tema (título provisório) e orientador(es); ii) Enquadramento do tema no curso; iii) Objetivos; iv) Tarefas programadas; v) Bibliografia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O estudante deverá desenvolver a sua capacidade de iniciativa, autonomia, pesquisa e síntese na resolução do problema proposto, sob a orientação de Professor(es) Orientador(es).
O trabalho final de mestrado (Dissertação) enquadra-se numa unidade curricular anual corresponde a 42 créditos ECTS. O total de créditos atribuídos ao trabalho final corresponde a aproximadamente 1120 horas de trabalho. O trabalho de Dissertação deve, tipicamente, demonstrar que o trabalho resultou de uma análise aprofundada da literatura. Neste contexto, a sustentação do estado da arte deve ser demonstrada através da referência a livros de texto principais e outros textos atuais como artigos científicos de revisão bibliográfica e de descrição de técnicas de investigação com revisão por pares.
Defesa de dissertação perante um júri.
Bibliografia principal A bibliografia de cada trabalho de Dissertação deve, tipicamente, demonstrar que o trabalho resultou de uma análise aprofundada da literatura. Neste contexto, a sustentação do estado da arte deve ser demonstrada através da referência a livros de texto principais e outros textos atuais como artigos científicos de revisão bibliográfica e de descrição de técnicas de investigação com revisão por pares.
Cabe ao aluno, sobre a supervisão da equipa de orientação, apresentar uma lista detalhada da bibliografia estudada necessária para o cumprimento dos objetivos do trabalho de Dissertação.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-11-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.