Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Plano de Negócios

Plano de Negócios

Código 11708
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino O tipo de ensino é presencial. A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. No primeiro capítulo apresenta-se uma visão integrada de um plano de negócios. No 2º capítulo efectua-se o estudo da envolvente do projecto, analisando-se as envolventes contextual e sectorial. No 3º capítulo exploram-se os componentes essenciais ao estudo de mercado. Posteriormente efectua-se o dossier técnico e o plano de exploração e por fim, a análise da viabilidade económica e financeira. Ao longo do semestre introduzem-se as principais componentes da elaboração do projecto, motivando os alunos a efectuar o trabalho desde do primeiro dia de aulas nesta UC.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Transmitir conhecimentos sobre plano de negócios, desenvolver no formando uma série de competências e atitudes que estimulem reflexão crítica sobre o modelo de negócio. Pretende-se, fomentar a realização do Plano de Negócios
Os alunos irão avaliar um conceito de negócio e escrever um bom plano de negócios. No final os alunos deverão ser capazes de:
- Recolher informação relevante para a elaboração de um projecto de investimento
- Combinar a informação recolhida e elaborar o projecto de investimento
- Fazer a avaliação da viabilidade económica e financeira do projecto
- Tomar decisão fundamentada sobre a realização ou não do investimento
Conteúdos programáticos 1. Visão integrada de um Plano de negócios
2. O estudo da envolvente do projecto
3. O estudo de mercado
4. O dossier técnico
5. O plano de exploração
6. A análise da viabilidade económica e financeira
Bibliografia principal B Byers, T.H., Dorf, R.C., Nelson, A.J. (2010) "Technology Ventures" – From Idea to Enterprise, Mc Graw Hill.
Duarte, C. Esperança, J.P. (2012) Empreendedorismo e Planeamento Financeiro Edições Sílabo, Lisboa.
Osterwalder, A., Pigneur, Y. (2010) "Business Model Generation" - A Handbook for Visionaires, Game Changers and Challengers, Jonh Wiley & Sons, Inc..
Soumodip Sarkar (2014) Empreendedorismo e Inovação; 3ª Edição, Escolar Editora.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-09-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.