Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia e Gestão Industrial
  4. Engenharia de Processos Têxteis

Engenharia de Processos Têxteis

Código 11710
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Conhecer os materiais e processos da tecnologia têxtil. Conhecer o conceito de tecido e os parâmetros dos ligamentos. Conhecer os ligamentos dos tecidos simples, efeitos de colorido e padrões. Conhecer os parâmetros técnicos dos tecidos, sua metodologia de análise e influência no desempenho.
O estudante deve desenvolver competências para reconhecer e saber aplicar os materiais têxteis, para reconhecer e analisar os fluxos produtivos da cadeia têxtil e para perceber o funcionamento dos equipamentos. O estudante deve ter capacidades para desenhar padrões de tecidos de teia e trama, em tecidos simples, ligamentos fundamentais e derivados dos ligamentos fundamentais; para analisar e identificar os parâmetros estruturais dos tecidos e relacionar com a influência no desempenho.
Conteúdos programáticos 1. Tecnologia geral têxtil 1.1 Fibras têxteis. Características, propriedades e aplicações 1.2 Fiação e não-tecidos. Equipamentos e processos 1.3 Tecelagem. Equipamentos e processos 1.4 Malhas. Equipamentos e processos 1.5 Tinturaria. Equipamentos e processos 1.6 Acabamento. Equipamentos e processos 2. Noção de tecido 2.1 Teia, trama, ligamento 2.2 Tecnologia dos tecidos: matéria-prima, título e torção dos fios, densidade de fios, ligamento, massa/m2 e acabamento 3. Ligamento 3.1 Parâmetros caracterizadores dos ligamentos: curso, avanço, alinhavo, ponto de ligamento 3.2 Debuxo e representação numérica de ligamentos 4. Tecidos simples 4.1 Ligamentos fundamentais: tafetá, sarja e cetim 4.2 Ligamentos derivados dos ligamentos fundamentais 5. Efeitos de colorido nos tecidos 6. Remissa e Picado. 7. Análise de tecidos 7.1 Parâmetros estruturais dos tecidos 7.2 Metodologia laboratorial de análise 8. Desempenho dos tecidos no uso
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem inserem-se nas aulas teóricas e teórico-práticas e trabalhos. A metodologia de ensino-aprendizagem prevê sessões expositivas pelo professor, é ativa e cooperativa, incentivando a reflexão e centrando no aluno a aquisição de conceitos, a resolução de problemas, a pesquisa e trabalhos. A metodologia pedagógica, recorrendo a meios audiovisuais, é composta pela apresentação de conteúdos teóricos e teorico-prática de sala. Os estudantes desenvolvem enunciados com limitações previamente impostas, com o intuito de chegar ao cerne da sua individualidade de expressão. Os trabalhos são apresentados oralmente e discutidos perante a turma. Avaliação de conhecimentos: - Prova escrita - peso de 50%; - Trabalhos práticos - peso de 20%; - Trabalho de sintese - peso de 30%. A assiduidade contribui para a avaliação premiando a presença nas aulas. Critérios: frequência - min. 6 valores; aprovação, dispensa de exame - min. 10 valores.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
- Araujo, Mário e Castro, E. M. Melo, Manual de Engenharia Têxtil – Volumes I e II, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1987
- Miguel, Rui A. L., Tecnologia dos Tecidos – Estrutura de Tecidos, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2003.
- El Mogahzy, Y. E. (2009), Engineering textiles – Integrating the design and manufacture of textile products, Woodhead Publishing Ltd, Cambridge, England.

2. Bibliografia complementar
- Wilson, J., “Handbook of Textile Design - Principles, processes and practice”, Woodhead Publishing Ltd. Cambridge, England, 2001/2005.
- Seyam, A. M., Structural Design of Woven Fabrics: Theory and Practice, The Textile Institute, 2002.
- Miguel, Rui A. L., Tecnologia dos Tecidos – Análise e Conceção de Tecidos, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2003.
- Briggs-Goode, A. and Townsend, K., “Textile Design – Principles, advances and applications”, Woodhead Publishing Ltd. Cambridge, UK, 2011.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-11-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.