Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação
  4. Sociedade e Comunicação

Sociedade e Comunicação

Código 11738
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios N.A.
Objectivos de Aprendizagem a) compreender a comunicação e a cultura como fenómenos estruturantes das sociedades (conceito de mediação) b) compreender o conceito de cultura as suas diversas significações. c) analisar e identificar as relações entre comunicação mediática e cultura; d) identificar as transformações verificadas com a aparição das modernas indústrias culturais e criativas e das novas tecnologias. e) identificar os modos de interação social associados às indústrias culturais e criativas e as novas tecnologias. f) analisar o impacto da globalização na cultura
Conteúdos programáticos Programa Introdução 1. A importância da comunicação em sociedade. 2. A definição de cultura e de comunicação. ~ 2.1 Cultura em sentido antropológico 2.2. Cultura em sentido humanístico 3. Comunicação e cultura: limites e intersecções 3.1, Reprodutibilidade técnica e Indústria cultural. 3.2. Indústrias culturais e indústrias criativas: definição. 3.2. Os meios digitais e a transformação da experiência cultural 3.3. O que é criatividade? A especificidade do trabalho criativo ~ 3.4. Alterações na produção e na receção dos produtos comunicativos 3.4.1. Novas formas de trabalho e organização empresarial 3.4.1. Autonomia e subjetividade na era digital
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Métodos e critérios de avaliação Os alunos serão avaliados por duas frequências com um valor de 50% cada. Uma das frequências consistirá num trabalho individual escrito com 6 a 8 páginas de extensão que será apresentado oralmente. 80% de assistência às aulas efetivamente dadas é a percentagem obrigatória para obter frequência (acesso ao Exame). 7 é a média mínima obrigatória para obter Frequência e Acesso a Exame A presença obrigatória não é aplicada a estudantes-trabalhadores.
Bibliografia principal Adorno, T. W. (1987). A Industria Cultural. In G. Cohn (Ed.), Comunicação e Indústria Cultural (pp. 287–295). São Paulo, Brasil: T.A Queiroz. Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (2002). O iluminismo como mistificação das massas. In J. B. M. De Almeida (Ed.), Indústria Cultural e Sociedade, (pp. 5–44). Rio de Janeiro, Brasil: Edição Paz e Terra,. Antunes, M. (2007). Cultura. In M. Antunes Antunes, Manuel, Cultura in Volume IV: História da Cultura, Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2007 (Ed.), História da Cultura-IV (pp. 60–66). Lisboa, Portugal: Fundação Gulbenkian. Benjamin, W. (1987). «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica». In S. P. Rouanet (Ed.), Magia, Técnica, Arte e Politic (pp. 165–196). São Paulo, Brasil: Brasiliense. Correia, J. C. (2004). Comunicação e Cidadania: Os media e a fragmentação do espaço publico nas sociedades pluralistas. Lisboa, Portugal: Horizonte. Hesmondhalgh, D., & Baker, S. (2011). Creative Labour , Media work in three cultural industries. London, U.K.: Routledge. Taylor, P., & Harris, J. L. (2008a). Critical theories of Mass media: them and now.. London, U.K.: McGraw Hill, Open University Press..
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.