Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação
  4. Planificação de Comunicação

Planificação de Comunicação

Código 11743
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios A unidade curricular habilita os alunos ao desempenho de estágios em agências de publicidade, agências de comunicação e departamentos de relações públicas.
Objectivos de Aprendizagem Capacitar os alunos com ferramentas de gestão e planificação estratégica da comunicação, desde a análise de problemas de comunicação organizacional até à gestão dos canais de comunicação com intervenção efetiva junto dos diferentes públicos alvo. No final do semestre deseja-se que os alunos sejam capazes de planificar, de forma fundamentada, estratégias de comunicação nos mais diversos campos de atuação, tanto a nível empresarial como institucional.
Conteúdos programáticos 1. O processo de gestão estratégica da comunicação: diagnóstico de problemas de comunicação; planificação estratégica; implementação de ações e avaliação dos resultados. 2. Planificação da comunicação na assessoria de imprensa. 3. Planificação da comunicação na gestão das relações institucionais. 4. Planificação da comunicação na gestão de eventos. 5. Planificação e organização de eventos: caso prático.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1. Serão considerados os seguintes elementos, no âmbito de uma avaliação contínua:
a) Teste de avaliação (30%)
b) Três trabalhos práticos (70%)

2. Consideram-se aprovados os alunos que, no conjunto dos diversos elementos de avaliação, tenham obtido classificação igual ou superior a 10 (dez) valores e registem, no mínimo, 70% de presenças nas aulas.

ADMISSÃO A EXAME
a) Serão admitidos a exame os alunos que, não tendo obtido aprovação por frequência, tenham obtido nota mínima de 6 e registem 70% de assiduidade nas aulas (com excepção dos trabalhadores-estudantes, no que se refere à assiduidade).
b) Alunos que, tendo obtido classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, queiram melhorar a sua classificação.
A nota final dos alunos que se apresentem a exame será calculada com base nos critérios definidos, substituindo-se o item “a” pela nota do exame.

Ou seja,
Nota final < 6 valores – Não admitido;
Nota final > 6 valores – Frequência (condição de admissão a exame final);
Nota final >= 10 valores – Aprovado, dispensado de exame final.
Bibliografia principal Cardoso, J. (2004). Como gerir patrocínios com sucesso. Lisboa: Edições Sílabo.
Falkheimer, J. & Heide, M. (2018). Strategic Communication. An Introduction. London and New York: Routledge.
Gama, G. (2005). “Uma situação de crise em estudo de caso”. In Comunicação e Sociedade, Vol. 8, pp. 141-161.
Gonçalves, G. e Guimarães, M. (Org., 2014). Fronteiras e Fundamentos conceptuais das Relações Públicas. Covilhã: Livros LabCom.
Granado, A. & Malheiros, J.V. (2001). Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos. Guia para investigadores e profissionais de comunicação. Lisboa: Gradiva.
Holtzhausen, D. & Zerfass, A. (Eds., 2015). The Routledge Handbook of Strategic Communication. New York and London: Routledge.
Kotler, P. & Lee, N. (2005). Corporate social responsibility. New Jersey: Wiley.
Lampreia, J. M. (1996). O serviço de imprensa nas Relações Públicas. Lisboa: Publicações Europa-América.
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa: Fundamentos teóricos e práticos. O relacionamento com jornalistas, a produção de conteúdos e os eventos como motor de produção noticiosa. São Paulo: Novas Edições Académica.
Ribeiro, V. (2014). O peso do Press Release no processo de produção de notícias. Recuperado em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/ribeiro-vasco-2014-peso-do-press-release.pdf
Saad, E. (2009). “A comunicação digital nas organizações”. In Organicom, Edição especial, Números 10/11.
Sousa, J.P. (2004). Planeamento da Comunicação. Recuperado em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-planeamento-comunicacao.pdf
Villafañe, J. (1998). Imagem positiva – gestão estratégica da imagem das empresas. Lisboa: Edições Sílabo.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.