Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde
  4. Investigação e Análise Quantitativa

Investigação e Análise Quantitativa

Código 11772
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Metodologia de Investigação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que o estudante aprenda, desenvolva e aprofunde os fundamentos da investigação e que aplique técnicas de investigação quantitativa e respectiva análise de dados. No final desta UC o estudante deve ser capaz de:
Discutir e aplicar constructos e modelos teóricos da Investigação, métodos de pesquisa e tratamento estatístico de dados; Caracterizar o desenvolvimento de uma investigação, diferentes métodos quantitativos, tratamento de dados e respectiva comunicação dos resultados; Efetuar processos de recolha de dados, aplicando medidas psicológicas e estatísticas adequadas; Desenvolver e implementar metodologias de investigação quantitativa de acordo com os objectivos propostos; Demonstrar competências de relacionamento interpessoal no trabalho de grupo e em sala de aula; Consultar e analisar criticamente informação científica sobre questões inerentes à investigação quantitativa; Compreender e aplicar o tratamento e análise de dados, com recurso ao SPSS/AMOS
Conteúdos programáticos 1. A Psicologia como ciência. 2. O Processo da Investigação. 3. Questões éticas. 4. Designs experimentais e Quasi-experimentais. 5. A investigação por Inquérito. 6. A construção de uma investigação de raiz até à comunicação dos resultados. 7. O SPSS - Statistical Package for the Social Sciences. 8. A sumarização dos dados: medidas de tendência central, variabilidade e efeito de medida. 9. Análise correlacional. 10. Análise inferencial. 11. Validação psicométrica de instrumentos. 12. Análise fatorial (exploratória e confirmatória). 13. Sensibilidade e fidelidade. 14. Análise de Equações Estruturais 15. A comunicação dos resultados.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino aprendizagem incluídas nesta UC incluem as seguintes atividades:
- Levantamento e sistematização de conhecimentos.
- Discussão e análise de casos.
- Realização de trabalhos em grupo.
- Exposição/ sistematizações teóricas.
Os parâmetros considerados na avaliação desta UC são:
- Participação/atitudes nas aulas.
- Realização e apresentação de trabalho de grupo sobre uma pesquisa selecionada (100% da nota final).

Bibliografia principal Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios.
Hair, J., Black, W., Babin, B. & Anderson, R. (2010). Multivariate data analysis (7th ed.). New Jersey: Prentice-Hall.
Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com Recurso ao IBM SPSS – Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
Maroco, J. (2007). Análise Estatística com a Utilização do SPSS. Lisboa: Sílabo.
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para Windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta.
Evans, J. (2007). Your psychology research project: The essential guide. Los Angeles: Sage.
Reis, H., & Judd, C. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge: Cambridge University Press.
Sternberg, R. J. (Ed.) (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge
University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.