Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde
  4. Psicologia da Sexualidade e Sexologia Clínica

Psicologia da Sexualidade e Sexologia Clínica

Código 11775
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que os alunos obtenham formação aprofundada na área da Psicologia da sexualidade humana e respetivos enquadramentos teóricos e interventivos; que possam trabalhar questões essenciais na área da sexualidade humana, saúde sexual e educação sexual; que possam considerar a diversidade sexual nas suas dimensões históricas e sociais; que possam compreender os principais problemas de natureza sexual, critérios de diagnóstico e respetivas aplicações terapêuticas. Pretende-se, também, que desenvolvam as seguintes competências: que sejam capazes de descrever e discutir os contributos teóricos e interventivos da psicologia da sexualidade humana; que sejam capazes de compreender e aplicar as principais técnicas de intervenção sexológica para o tratamento das disfunções sexual; e que sejam capazes de integrar os princípios da psicologia da sexualidade e sexologia clínica às necessidades contemporâneas no âmbito da atuação do psicólogo clínico e da saúde
Conteúdos programáticos Parte 1 (Sexualidade humana): Perspetiva histórica da sexualidade; Fundamentos psicobiológicos da sexualidade; A resposta e a expressão sexuais; A identidade sexual; Comportamento, atração, desenvolvimento e sexualidade; Parafilias e as perturbações da identidade de género; As minorias sexuais; A saúde sexual e reprodutiva; A investigação em sexualidade humana.
Parte 2 (Sexologia clínica): As disfunções sexuais femininas e masculinas, e respetivos tratamentos; Treino de competências de intervenção em sexologia clínica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Teste de avaliação de conhecimentos (50%); uma avaliação da prática individual em role-play (50%).
Bibliografia principal - Leiblum, S. R. (2007). Principles and practice of sex therapy. New York: Guilford Press Yarber, W., Sayad, B. & Strong, B. (2009). Human sexuality: Diversity in Contemporary America. McGraw-Hill Primis
- Pereira, H. (2010). Psicologia da Identidade Sexual. Lisboa: Placebo
- Crooks, R. & Baur, K. (2014). Our Sexuality. Belmont (CA): Cengage
- Soares, C. & Fonseca, L. (2003). A sexologia: perspetiva multidisciplinar. Lisboa: Quarteto.
- Nobre, P. (2006). Disfunções Sexuais: Teoria, Investigação e Tratamento. Lisboa: Climepsi
- Bancroft, J. (2009). Human sexuality and its problems. Edinburgh: Churchill Livingstone.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.