Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde
  4. Avaliação Psicológica II

Avaliação Psicológica II

Código 11780
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem 1. Compreender o processo da Avaliação Psicológica enquanto elemento distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos, de desenvolvimento de um plano de avaliação psicológica culturalmente sensível que contribua para a promoção da saúde mental e do bem-estar (ODS 3);
2. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ético-deontológica, relativas à utilização de métodos, técnicas e instrumentos de Avaliação Psicológica, bem como, de elaboração de Relatórios Psicológicos;
3. Desenvolver competências de seleção e utilização de instrumentos de Avaliação Psicológica, com especial incidência em instrumentos aferidos para a população portuguesa;
4. Analisar, interpretar e comunicar, de modo científico e crítico, os resultados decorrentes do processo de avaliação psicológica aplicado ao contexto clínico e da saúde;
5. Demonstrar capacidade de comunicação dos resultados de avaliação, de forma oral e de escrita de relatórios psicológicos.

Conteúdos programáticos 1. Avaliação de comportamentos e sintomas em contexto clínico (crianças, adolescentes e adultos):
Caracterização de diferentes escalas, questionários e inventários; Administração, codificação e interpretação.
2. Avaliação projetiva:
Caracterização de técnicas projetivas; Administração, codificação e interpretação.
3. Comunicação de resultados e elaboração de relatórios de avaliação psicológica:
Princípios orientadores na comunicação oral e escrita dos resultados; Cuidados na elaboração de um relatório de avaliação psicológica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de aprendizagem e metodologias pedagógicas incluem sessões teóricas (com exposição e discussão de conteúdos), teórico-práticas (com resolução de exercícios de treino que incidem sobre a análise e aplicação de conhecimentos e competências de avaliação psicológica, com esclarecimento de dúvidas, monitorização das atividades em curso e feedback sobre o trabalho realizado) e estudo independente (com revisão de literatura e aprofundamento de conhecimentos). A avaliação decorre de forma contínua e inclui um teste de avaliação de conhecimentos e uma prova prática de codificação e interpretação de um instrumento de avaliação psicológica.
Bibliografia principal Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment (9th ed.). McGraw-Hill.

Geisinger, K.F. (Ed.) (2013). APA handbook of testing and assessment in psychology (Vol. I-IV). APA.

Gonçalves, M.M., Simões, M.R., Almeida, L.S., & Machado, C. (Coords.) (2003). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I). Coimbra: Quarteto.

Groth-Marnat, G., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). Wiley.

Haynes, S.N., Smith, G.T., & Hunsley, J. (2019). Scientific foundations of clinical assessment (2nd ed.). Routledge.

Schneider, W. J., Lichtenberger, E. O., Mather, N., & Kaufman, N. L. (2018). Essentials of assessment report writing (2nd Ed.). Wiley.

Weiner, I. B., & Greene, R. L. (2017). Handbook of personality assessment (2nd ed.). Wiley.

Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/web_cod_deontologico_pt_revisao_2016.pdf
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.