Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde
  4. Psicologia Comunitária

Psicologia Comunitária

Código 11784
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de avaliar e intervir em contextos relevantes de acordo com os valores e princípios da Psicologia Comunitária e que desenvolvam as seguintes competências: Compreensão da área de atuação da Psicologia Comunitária e seu enquadramento no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Caracterização das especificidades da área de ação da Psicologia Comunitária e das competências previstas no perfil do psicólogo em instituições sociais e comunitárias; Capacidade para distinguir e integrar os processos de avaliação, prevenção e intervenção comunitárias. Compreensão da especificidade da avaliação de uma comunidade; Capacidade para identificar e caracterizar ações de prevenção comunitária de promoção da saúde/bem-estar, do empowerment e das redes de suporte social; Conhecimentos teóricos relacionadas com as práticas de intervenção comunitária em diferentes níveis ecológicos; Análise e desenvolvimento projetos de avaliação e intervenção.
Conteúdos programáticos 1. Clarificação teórico-conceptual, definição e enquadramento das áreas de atuação da Psicologia Comunitária: Princípios orientadores e perfil do psicólogo em instituições sociais e comunitárias.
2. Processo de avaliação de uma comunidade: Do planeamento à definição de prioridades de intervenção comunitária.
3. Prevenção e intervenção comunitária: Abordagens orientadas para a promoção da saúde e bem-estar.
4. Participação e empowerment: Estratégias em diferentes níveis ecológicos.
5. Sentido psicológico de comunidade e redes de suporte social: Procedimentos e contextos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologias de ensino das sessões de contacto teóricas: exposição de conteúdos teóricos; Metodologias de ensino das sessões de contacto teórico-práticas: análise individual e em grupo de materiais de natureza teórica e teórico-prática; análise individual e em grupo de casos práticos; sistematização e apresentação de conteúdos; Metodologias de ensino das sessões de contacto de orientação tutorial: orientação dos alunos no âmbito da realização do trabalho e das atividades teórico-práticas; discussão e esclarecimento de questões dos alunos
Estratégias de avaliação: Teste individual de avaliação de conhecimentos teóricos; Trabalho teórico-prático de realização em grupo (com discussão nas sessões de contacto teórico-práticas) de planificação/estruturação ou de análise crítica de um projeto de intervenção comunitária. A classificação no trabalho teórico-prático depende da participação nas atividades das sessões de contacto teórico-práticas.
Bibliografia principal Carreira, R., Correia, T., Alves, M., Branco, M. L., Sá, S., Melchior, S., … Rojão, G. (2019). Reflexo: Ferramenta pedagógica para uma nova relação entre a escola e as comunidades ciganas. Coolabora.
Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A. D., Scott, V. C., & Wandersman, A. (2020). Community psychology: Linking individuals and communities (4th ed.). American Psychological Association
Moritsugu, J., Vera, E., Wong, F. Y., & Duffy, K. (2019). Community psychology (6th ed.). Routledge.
Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Fim de Século.
Rappaport, J. & Seidman, E. (Eds.) (2000). Handbook of community psychology. Kluwer Academic.
Riemer, M., Reich, S. M., Evans, S. D., Nelson, G., & Prilleltensky, I. (Eds.). (2020). Community psychology: In pursuit of liberation and wellbeing (3rd ed.). Bloomsbury Publishing.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.