Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Bases Biológicas e Genéticas da Psicologia

Bases Biológicas e Genéticas da Psicologia

Código 11790
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Biologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem O estudante deve adquirir conhecimentos/competências que lhe permitam compreender e reconhecer a importância dos processos biológicos nos processos e funções psicológicas. Assim, no final da UC deverá ser capaz de enquadrar a biopsicologia no respetivo campo de conhecimento, descrever os aspetos evolutivos associados ao comportamento, utilizar a nomenclatura neuroanatómica como suporte à descrição de áreas e estruturas, descrever as principais áreas corticais e as principais divisões do sistema nervoso, descrever as formas de comunicação entre neurónios, discutir a atuação dos fármacos sobre as sinapses e os seus efeitos na comunicação neuronal, descrever as diferentes metodologias de investigação em biopsicologia. Deverá ainda ser capaz de trabalhar em grupo, analisar, sintetizar e integrar informação proveniente de diversas fontes de forma crítica.
Conteúdos programáticos Epistemologia da Biopsicologia; Evolução, Genética e Comportamento; Neuroanatomia; Neurobiofisica e Neurobioquímica; Metodologias de investigação em Biopsicologia. Sistema visual
Bibliografia principal Pinel, John (2011). Biopsychology. Pearson: Boston.
Cosenza, R. M. (2005). Fundamentos de neuroanatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Kandel, E. R., Schwartz, J. H., & Jessell, T. M. (2000). Principles of neural science (4 ed.). New York: Mcgraw-Hill.
Kolb, B., & Whishaw, I. Q. (2001). An introduction to brain and behavior. Worth Publishers.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-02-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.