Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Ciências Sociais

Ciências Sociais

Código 11791
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Sociais
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica Not applicable
Objectivos de Aprendizagem Discutir a importância da reflexão epistemológica no âmbito das ciências sociais e a ruptura com as interpretações do senso comum. Promover competências específicas (teoria e prática, linguagem e conceitos) sobre os procedimentos necessários à construção do discurso científico sobre o social. Promover o diálogo interdisciplinar entre a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia. Desenvolver a capacidade de observação, análise e crítica do aluno sobre diversos fenómenos sociais, numa perspetiva interdisciplinar.
Conteúdos programáticos Parte 1- A evolução do pensamento: da religião à ciência. Introdução às ciências sociais: Antropologia, Sociologia. Questões epistemológicas: a rutura com o senso comum.
Parte 2- Métodos e técnicas das ciências sociais. Teorias e Práticas Sociais. Natureza & Cultura: o Homem como unidade bio-psico-social. Estudos de caso: a antropologia e a psicologia: que relação?

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação
Aulas teóricas e práticas; trabalhos individuais/grupos fora da sala de aulas; orientação tutorial; análise e discussão de textos em aula.
Bibliografia principal Espina-Barrio, A. (2005). Manual de Antropologia Cultural. Recife, Massangana.
Espina-Barrio, A. (2008). Freud e Lévi-Strauss. Recife, Massangana.
Giddens, A. (2007). Sociologia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Pinto, J. M. (1994). Propostas para o ensino das ciências sociais. Porto, Afrontamento: «Exigências da ruptura com o senso comum nas ciências sociais: reavaliação do problema» (pp. 113-138).
Rodrigues, D. (2019). Introdução às Ciências Sociais (texto de apoio).
Santos, B. S. (1989). Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Porto: Afrontamento: Cap. 2. «Ciência e senso comum» (pp. 33-49).
Silva, A. S. & Pinto, J. M. (orgs.) (2001). Metodologia das Ciências Sociais. Porto, Afrontamento: «Introdução: uma visão global sobre as ciências sociais» (pp. 09-27); Cap. 1. Augusto Santos Silva: «A ruptura com o senso comum nas ciências sociais» (pp. 29-53).
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.