Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Desenvolvimento de Competências Académicas no Ens. Superior

Desenvolvimento de Competências Académicas no Ens. Superior

Código 11793
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa desenvolver competências autorregulatórias da aprendizagem e do relacionamento interpessoal ancoradas na facilitação dos processos de adaptação do aluno novel ao ensino superior. No final da UC o estudante deve ser capaz de:
1. Refletir sobre a sua experiência académica no Ensino Superior;
2. Compreender diferentes processos autorregulatórios da aprendizagem regulando os efeitos da sua ação no exercício dos mesmos;
3. Desenvolver um processo de planeamento pessoal centrado no autoconhecimento e relacionamento interpessoal promovendo a sua competência social;
3. Refletir e questionar posicionamentos éticos sobre aspetos práticos e quotidianos da experiência académica, enquanto contexto de desenvolvimento;
4. Explorar e testar planos de compromisso académico e interpessoal.
Conteúdos programáticos 1. Adaptação à universidade: fatores pessoais, sociais e de aprendizagem.
2. Competências autorregulatórias da aprendizagem (e.g. estabelecimento de objetivos; gestão do tempo, definição/seleção de estratégias, organização e transformação da informação).
3. Competências de comunicação e gestão de relações interpessoais (e.g. assertividade, resolução de problemas).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação decorre de forma contínua e inclui observação de competências de comunicação e relacionamento interpessoal, participação em dinâmicas de grupo, realização de exercícios teórico-práticos e atividades reflexivas que integram o portfólio individual reflexivo do estudante, instrumento de trabalho co-construído com o docente.

1. Portfólio individual de avaliação de conhecimentos: 80% da nota final;
2. Trabalho de Grupo: 20% da nota final;
3. o cumprimento de AMBOS os critérios de assiduidade (presenças a 70% das sessões de contato) e da nota mínima (nota mínima de 6 valores, na escala de 0 a 20 valores, no conjunto de todos os critérios de avaliação).

nota 1: as atividades teórico-práticas que integram o portfólio poderão ser realizadas durante as sessões de contato com o propósito apoiar a concretização das aprendizagens.
Bibliografia principal . Freeman, R. P., & Stone, T. (2006). Study skills for psychology: Succeeding in your degree. London: Sage Publications.
. Hirisch, G. (2001). Helping College Students Succeed. A Model for Effective Intervention. Philadelphia: Brunner Routledge.
. Plummer, D. (2005). Helping adolescents and adults to build self-esteem: a photocopiable resource book. London: Jessica Kingsley Publishers.
. Rosário, P., Núñez, J. & Pienda, J. (2006). Cartas do Gervásio ao seu umbigo. Comprometer-se com o estudar na universidade. Coimbra: Almedina.
. Sokol, B. W., Grouzet, F. M. E. & Müller, U. (Eds.) (2013). Self-Regulation and Autonomy. Cambridge: Cambridge University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-01-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.