Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Psicologia da Aprendizagem e da Memória

Psicologia da Aprendizagem e da Memória

Código 11799
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem O objetivo geral é promover uma compreensão integrada dos processos de aprendizagem e memória. No final da UC o estudante deverá ser capaz de: (1) descrever fenómenos centrais da memória e as teorias, modelos e constructos que lhes estão subjacentes; (2) integrar e aplicar o conhecimento na explicação de problemas da vida real, aplicando teorias explicativas da aprendizagem e da memória; (3) retirar implicações para a compreensão do indivíduo como um todo; (4) comunicar, de forma clara, oralmente e por escrito em Língua Portuguesa; (5) desenvolver competências de análise e de síntese a partir de documentos em Língua Portuguesa e em língua estrangeira (6) desenvolver competências de relacionamento interpessoal através da realização de trabalho em grupo cooperativo; e (7) utilizar recursos laboratoriais e a plataforma Moodlle.
Conteúdos programáticos I - Hábitos e outros tipos de aprendizagem: 1. resposta de orientação versus resposta de habituação; 2. Aprendizagem motora; 3. Aprendizagem percetiva. II - Modelos de memória: 1. Modelo tradicional; 2. Modelo dos níveis de processamento; 3. Modelo integrador: Memória de trabalho (MT); Neurociência e MT; medir a MT; Inteligência e MT; Memória de longo prazo. III – Processos de memória: 1. Codificação e transferência de informação; 2. Recuperação da informação; 3. Processos de esquecimento; 4. A natureza construtiva da memória.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Utilização de metodologias ativas: trabalho em grupo cooperativa
Avaliação:
1. Fichas de trabalho com apresentação e discussão em sala de aula com posterior desenvolvimento e explicitação por parte da docente. 2. Recensão crítica de um artigo por grupo de trabalho . Os temas dos artigos para recensão são escolhidos pela docente e abrangem as diversas temáticas da Psicologia da aprendizagem e da memória. Esta recensão será maioritariamente realizada nas aulas TP com apoio da docente.

Bibliografia principal Versão em pdf Sternberg, R. J. & Sternberg, K. (2012). Cognitive Psycology. Belmont: Wadsworth. Na Biblioteca 1. Matlin, M. W. (2009). Cognitive Psychology. Hoboken. N. J.: John Wiley & Sons Pinto, A. C. (2001). Psicologia geral. Lisboa: Universidade Aberta. 2. Reed, S. (2009). Cognition: Theories and Aplplications. New York: Wadsworth; 3. Simões, F. (2000). Cognição e aprendizagem de conceitos-chave da Física. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 4. Simoes, F., Rodrigues, P. &, Nascimento, S. (2014). La importancia de las memorias autobiográficas falsas en el comportamiento, In A. Sánchez-Cabaco (Ed.). Prismas intergeneracionales sobre la memoria autobiográfica; investigación y propuestas. Salamanca: UPSA, USAL y AS. 5. Sternberg, R. J. (2008). Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed Editora. 6. Wills, A. J. (2005). New directions in human associative learning. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.