Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Psicologia da Educação

Psicologia da Educação

Código 11813
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que os alunos adquiram uma visão geral e integradora da teoria, investigação e prática da psicologia em contextos educativos, com um foco particular no processo de ensino-aprendizagem e nas teorias da inteligência.
Competências a desenvolver: 1. Identificar o objeto e métodos de estudo da Psicologia da Educação (PE); 2. Distinguir diferentes teorias da aprendizagem e da inteligência e o seu contributo para a compreensão do comportamento humano; 3. Compreender a relevância de diferentes modelos e técnicas de ensino para o processo de aprendizagem; 4. Pesquisar, selecionar e analisar informação científica relevante e atual no campo da PE; 5. Desenvolver e aplicar competências de comunicação adequadas; 6. Demonstrar autonomia e autocrítica na realização das tarefas académicas; 7. Contribuir para o trabalho colaborativo em equipa.
Conteúdos programáticos 1.Introdução à Psicologia da Educação: 1.1.Objecto de estudo; 1.2.Métodos de investigação;
2.Teorias da Aprendizagem: 2.1.Conceito de aprendizagem e sua evolução; 2.2.Teorias comportamentalistas da aprendizagem; 2.3.Teorias cognitivistas e construtivistas da aprendizagem;
3. Inteligência e criatividade: 3.1. Teorias clássicas da inteligência; 3.2.Abordagens contemporâneas da inteligência e da criatividade;
4.Relação pedagógica e gestão da sala de aula: 4.1.Agenda oculta e relação professor-aluno; 4.2.Gestão da sala de aula e competências de comunicação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de aprendizagem e metodologias pedagógicas incluem: i) sessões teóricas, com exposição e discussão de conteúdos; ii) sessões teórico-práticas, com discussão e análise de documentos, realização de tarefas individuais e em grupo; iii) estudo independente, com revisão de literatura, aprofundamento de conhecimentos e realização de tarefas incluídas na avaliação da UC. A avaliação inclui um teste de conhecimentos, atividades teorico-práticas e um trabalho de grupo.
Bibliografia principal Almeida, L., Guisande, M. & Ferreira, A. (2009). Inteligência: Perspectivas teóricas. Coimbra: Almedina.
Arends, R. I. (1995). Aprender a ensinar. Amadora: McGraw-Hill.
Candeias, A. & Almeida, L.(2007). Inteligência humana: Investigação e aplicações. Coimbra: Quarteto.
Good, T. & Brophy, J. (1996). Psicología educativa contemporánea (5ª Ed.). México: McGraw-Hill.
Lopes, J. A. (2002). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto.
Lopes, J. A. et al. (2006). Competências sociais: Aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios.
Oliveira, J. & Oliveira, A. (1996). Psicologia da Educação Escolar II: Professor-Ensino. Coimbra: Almedina.
Slavin, R. E. (2006). Educational Psychology: Theory and practice (8th Ed.). Boston, MA: Allyn and Bacon.
Veiga, F. H.(2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Woolfolk, A.(2000). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-07-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.