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Sociologia da Educação

Código 11821
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Para concluir, com sucesso, esta unidade curricular os alunos e alunas devem demonstrar:
- Conhecer e compreender os problemas, contradições e desafios do sistema de educação em Portugal, numa perspetiva comparada, e relacioná-los com o processo de modernização na sociedade portuguesa.
- Saber identificar as principais mudanças e continuidades que tiveram lugar na educação em Portugal nas últimas décadas, em particular, após o 25 de Abril de 1974.
- Saber analisar temas, conceitos, perspetivas teóricas e resultados de pesquisas na área da sociologia da educação a nível macro e micro sociológico.
- Capacidades de participação oral e escrita.
Conteúdos programáticos 1. A Educação em Portugal: breve perspetiva histórica
2. Sistema Educativo e Sociedade
3. Os estabelecimentos de Ensino: «novo» objeto de análise e intervenção?
4. A Sala de Aula: interações e contextos
Bibliografia principal 1.Santos, Filomena (2018) “Da escola de elites à escola de massas – dilemas e desafios da democratização do ensino em Portugal”; “Dados e perspectivas sobre o (in)sucesso e abandono escolar”; “o papel da escola na reprodução das desigualdades sociais”; “Escola e Mudança”; “Composição social dos estudantes universitários portugueses e a questão da mobilidade social”; “Estabelecimento de Ensino: «novo» objecto científico e de intervenção?”; “O multiculturismo”; “A observação da sala de aulas” in Texto Apoio nº1 (policopiado).
Rodrigues, Maria de Lurdes (2014) (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal - Volume I - A construção do sistema democrático de ensino, Lisboa, Almedina
2. Almeida, João Ferreira et al. (2003). Diversidade na Universidade. Um inquérito aos estudantes de licenciatura. Lisboa: Celta; Branco, Maria Eugénia (2000). Vida, Pensamento e Obra de João dos Santos. Livros Horizonte; GOMES, Carlos (1987). A Interacção Selectiva na Escola de Massas. Sociologia, Problemas e Práticas, 3: 35-49; Lahire, Bernard (2008). Sucesso Escolar nos Meios Populares: as Razões do Improvável. São Paulo: Editora Ática; MONTADON, Cléopatre, Perrenoud, Phillippe (2001). Entre Pais e Professores. Um diálogo impossível? Lisboa: Celta; Seabra, Teresa (2010)*. Adaptação e Adversidade. O desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico. Lisboa: ICS; Sebastião, João, Teresa Seabra, Ana Benavente e J. Campiche (1994). Renunciar à Escola. O abandono escolar no ensino Básico. Lisboa: Fim de Século; Machado, Fernando Luís; Silva, Alexandre (1987), Quantos caminhos há no Mundo? Transições para a Vida Adulta num Bairro Social, Lisboa, Principia Editora.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-04-30
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