Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Biologia Celular e Molecular

Biologia Celular e Molecular

Código 11840
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino - AULAS TEÓRICAS Aulas tutoriais de frequência obrigatória seguindo o programa definido de acordo com os objectivos da disciplina. Só se permitirá um máximo de faltas de 15% da totalidade de horas leccionadas. Aqueles alunos que entram na Universidade e façam a matrícula da disciplina em datas posteriores ao inicio do ano lectivo deverão falar com os docentes da disciplina para avaliar caso a caso. - AULAS LABORATORIAIS Aulas tutoriais, orientadas por um docente, de frequência obrigatória destinadas a aprofundarem alguns dos temas leccionados nas aulas tutoriais através de uma abordagem experimental dos problemas em estudo.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem - Compreender a função dos organelos celulares.
- Integração dos processos e mecanismos da vida a nível molecular e celular.
- Aquisição de destreza laboratorial no âmbito das técnicas laboratoriais da biologia.
- Adquirir conhecimentos teóricos e laboratoriais de biologia celular e estrutura celular.
- Compreender os mecanismos celulares da vida.
- Compreender e integrar as bases moleculares, estruturais, celulares e fisiológicas dos distintos organelos.
- Compreender a relevância da sinalização celular na comunicação e sobrevivência.
- Distinguir as moléculas sinalizadoras, receptores celulares e tipos de sinalização.
- Integrar as vias de sinalização na regulação de processos fisiológicos.
- Compreender os mecanismos mitóticos, meióticos e apoptóticos.
- Distinguir as células em fase de mitose e meiose ao microscópio óptico.
- Distinguir as diferenças entre a apoptose e necrose.

Conteúdos programáticos Teoricas (Presencial) Células procariotas e eucariotas.Teoria endossimbiótica. Citoesqueleto, cromossomas, envelope nuclear e nucléolo.Núcleo: expressão genética, ácidos nucleícos. Dinâmica e regulação: transporte nuclear, agregação e desagregação. Compartimentação, estrutura e função da membrana citoplasmática, hialoplasma, citoesqueleto, microfilamentos, filamentos intermédios, microtúbulos.Mitocôndria, cloroplastos, ribossomas,reticulo endoplasmático, complexo de golgi: morfologia, composição e funções.Lisossomas e peroxissomas: estrutura e função.Lípidos e hidratos de carbono. Sinalização: parácrina, endócrina, autocrina e sináptica.Receptores de membrana, acoplados à proteína G e canais iónicos, tirosina cinase e fosfatase.Via do óxido nítrico, acetilcolina e fosfolipase C. AMPc e Ca+2.Mitose e Meiose: fases e checkpoints. Apoptose e efectores. P (Modelo hibrido): Preparação de Soluções (Diluições) e Medição pH, Determinação de Proteínas e Péptidos, Aminoácidos e Desnaturação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas TP e PL presenciais. A classificação final do período de ensino-aprendizagem (CEA) é calculada de acordo com a seguinte expressão: CEA = 65% TP + 35% PL onde, (TP) corresponde a classificação obtida na componente teórica-prática, definida por duas frequências (F1 e F2) e calculada de acordo com a seguinte expressão: TP = 50% F1+ 50% F2 A componente prática laboratorial (PL) é determinada de acordo com a seguinte expressão: PL = 60% EP + 35% DL + 5% A onde, (EP) corresponde à classificação obtida no teste prático (0 a 20 valores), (DL) à classificação obtida no desempenho laboratorial (0 a 20 valores), (A) à classificação obtida na assiduidade (0 a 20 valores). É necessária a classificação final TP igual ou superior a 9,5 valores (média aritmética dos dois testes teóricos) para aprovação na componente teórica da unidade curricular. É necessária a classificação final TP e PL igual ou superior a 9,5 valores para aprovação.
Bibliografia principal - Biologia Celular e Molecular, Carlos Azevedo, 4a edição, Lidel, edições técnicas, Lisboa, 2005.
- Molecular Cell Biology, Lodish et al., 5th edition, W. H. Freeman and Company, 2004.
- Molecular Biology of the Cell, Alberts et al, 3th or 4th Edition, Garland Publishing.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-02-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.