Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Elementos de Física I

Elementos de Física I

Código 11843
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Física
Tipo de ensino As aulas estão organizadas em aulas teóricas – T (exposição dos conteúdos programáticos, envolvendo também a apresentação de problemas de pequena dimensão e simulação computacional) e aulas teórico-práticas – TP (aplicação dos conteúdos programáticos através da resolução de problemas práticos).
Estágios Não existem.
Objectivos de Aprendizagem É objetivo da Unidade Curricular a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de mecânica e eletromagnetismo úteis à Biotecnologia e que envolvem Física associada ao funcionamento dos seres vivos e seus mecanismos.
No final da Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de analisar, compreender e descrever matematicamente alguns fenómenos elementares da mecânica e do eletrostática e corrente contínua. O aluno deverá ainda ter conhecimento do movimento harmónico simples.
Conteúdos programáticos 1) Mecânica:
Vetores aplicados à Física.
Cinemática a uma dimensão.
Cinemática tridimensional.
Movimento relativo.
Leis do movimento de Newton.
Colisões e lei da conservação do momento linear
Trabalho e energia.
Dinâmica de rotação.
Oscilador harmónico.
2) Eletromagnetismo:
Interação elétrica.
Electrostática.
Circuitos elétricos.
Leis de Maxwell do eletromagnetismo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão realizadas ao longo do curso duas frequências com a finalidade de averiguar, por parte de alunos e docentes, o grau de domínio das matérias transmitidas, assim como a utilização criativa das mesmas. Destes testes que serão considerados para avaliação, o aluno poderá colher informações acerca do grau de domínio da matéria, assim como dos erros cometidos. A classificação final de frequência é igual à média das classificações das duas frequências.


Bibliografia principal P. Tipler e G. Mosca, Física para Cientistas e Engenheiros, (sexta edição), Volumes 1 (10 capítulos) e 2 (capítulos 21-25), LTC -- Livros Técnicos e Científicos Editores S.A., Rio de Janeiro, 2009.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-02-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.