Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Métodos Instrumentais de Análise

Métodos Instrumentais de Análise

Código 11852
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Química
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que os alunos adquiram os fundamentos teóricos, saibam o modo de funcionamento dos aparelhos e conheçam as principais aplicações das técnicas instrumentais de análise: espectrofotometria molecular no UV-Vis,espectroscopia de absorção/emissão atómica, electroanálise e met. cromatográficos
No final desta UC o estudante deve ser capaz de:
Explicar os princípios básicos e os modos de funcionamento dos equipamentos mais usados em espectroscopia de absorção no UV-Vis, espectroscopia de absorção/emissão atómica, cromatografia líquida e gasosa e electroanálise.
Especificar as vantagens e as limitações dos diferentes métodos;
Seleccionar a técnica e a metodologia mais adequada para a resolução de um problema analítico num caso real, com base nos conhecimentos teóricos adquiridos e usando a literatura científica.
Interpretar criticamente, explicar e expressar correctamente os resultados analíticos.
Descrever e utilizar procedimentos de validação de métodos analíticos básicos.
Conteúdos programáticos 1-Introdução aos métodos instrumentais de análise
Classificação dos métodos de análise. Introdução ao tratamento estatístico de dados analíticos. Calibração dos métodos analíticos: regressão linear e curvas de calibração. Introdução à validação de métodos analíticos
2-Espectrofotometria de absorção molecular no UV-Vis. Cromóforos. Lei de Beer. Instrumentação. Análises qualitativas e quantitativas.
3-Espectroscopia de absorção/emissão atómica.
Espectroscopia de absorção atómica com chama e com câmara de grafite. Espectroscopia de emissão atómica com chama. Introdução às técnicas de ICP e ICP-MS.
4-Métodos Electroanaliticos.
Revisões de conceitos de electroquímica. Introdução e classificação dos métodos electroanaliticos. Métodos potenciométricos: Eléctrodos selectivos de iões.
5-Métodos Cromatográficos.
Classificação dos métodos cromatográficos. Fundamentos teóricos. Cromatografia Líquida, HPLC.
C. gasosa.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O ensino nesta UC será estruturado em aulas presenciais: teóricas, teórico-práticas e práticas de laboratório. Nas aulas teóricas, que serão ministradas com ajuda de meios audio-visuais, será dada uma visão global das técnicas estudadas, com especial incidência para os conceitos mais importantes para a compreensão da mesma. Nas aulas teórico-práticas aplicam-se os conhecimentos mediante resolução de problemas. Ao longo do semestre serão realizadas práticas de laboratório utilizando os métodos instrumentais estudados.
Realização de um projecto sobre um caso de estudo cuja realização se deverá centrar nos requisitos necessários para o desenvolvimento e aplicação de metodologias e / ou procedimentos e de tratamento de dados que permitam a validação de métodos.
Bibliografia principal D. Harris (2008). Analise química quantitativa, 7ª edição, LTC.
D.A. Skoog, D. West, F.J. Holler, S.R. Crounch (2000). Analytical Chemistry. An Introduction, 7th edition, Thomson Learning.
M. L. S. Gonçalves (2001). Métodos instrumentais para análise de soluções: análise quantitativa, 4ª edição, Fundação Calouste Gulbenkian.

Língua Português
Data da última atualização: 2022-02-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.