Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Engenharia Bioquímica I

Engenharia Bioquímica I

Código 11863
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não estão previstos estágios.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes aprendam os fundamentos necessários para implementar e optimizar os processos e as operações unitárias comuns em Engenharia Bioquímica, nomeadamente, na desintegração celular, na recuperação, biosseparação e purificação dos produtos obtidos em biorreactores.
No final da Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de implementar, intervir e analisar estratégias para a rutura celular, recuperação, separação e purificação de produtos biológicos obtidos tanto intracelular como extracelularmente. Para tal deverão ser capazes de descrever e discutir os principais parâmetros que influenciam o desempenho das operações unitárias e métodos analíticos utilizados na separação sólido-líquido (Filtração, Sedimentação, Flotação, Centrifugação e Tecnologias de Membrana) e na separação/purificação de produtos solúveis (Extracção Líquido-Líquido, Precipitação, Adsorção, Cromatografia e Eletroforese).
Conteúdos programáticos -Contexto e importância das operações unitárias de separação em biotecnologia.
-“Downstream Processing”: Estratégias de implementação, objectivos e exemplos.
-Desintegração celular: Fundamentos dos métodos mecânicos e não mecânicos (vantagens/desvantagens). Exemplos e contextos de aplicação.
-Processos e operações unitárias para separações sólido-líquido:
Introdução, fundamentos e contextos de implementação. Sedimentação. Flotação. Centrifugação. Filtração convencional. Tecnologias de Membrana.
-Processos Físico-Químicos de separação e purificação:
Introdução, fundamentos e contextos de implementação. Precipitação. Extracção Líquido-Líquido (tradicional, duas fases aquosas, micelar reversa). Adsorção de biomoléculas. Cromatografia (Processo. Modos de operação. Factores de performance. Métrica de performance de separação. Suporte cromatográfico.) Eletroforese de proteínas.
-Análise de resultados de aplicação sequencial das operações unitárias em recuperação e separação/purificação
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Avaliação de conhecimentos (15 valores – 75%): 2 testes (7,5 valores cada);
Desempenho na concretização dos trabalhos práticos, elaboração e discussão dos relatórios das aulas práticas (5 valores – 25%).

Nota mínima de 9,5/20 em cada uma das partes (laboratorial e escrita).
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal
Bailey, J.E. and Ollis, D.F. (1987). Biochemical Engineering Fundamentals. McGraw-Hill, New York, USA.
H.C. Vogel, H.C. and Todaro, C.L. (1997). Fermentation and Biochemical Engineering Handbok: Principles, Process design and Equipment. Noyes Publications, USA.
Kennedy, J.F., Cabral, J. M.S. (1993). Recovery processes for biological materials, Wiley.
Mulder, M. (1998). Basic Principles of Membrane Technology. Kluwer Academic Publishers, Nederland
2. Bibliografia complementar
Cooke, M. and Poole, C.F. (1996). Encyclopaedia of Separation Science. Academic Press, USA.
Cazes, J. (2004). Encyclopaedia of Chromatography. Marcel Dekker.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-02-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.