Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Projeto em Biotecnologia

Projeto em Biotecnologia

Código 11868
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Biotecnologia
Tipo de ensino Tutorial
Estágios Não estão previstos estágios.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade tem por objectivos a iniciação do aluno na investigação científica por aplicação e integração de conhecimentos e competências adquiridos durante o ciclo de estudos a um dado tópico de biotecnologia e o desenvolvimento das capacidades de iniciativa, de autonomia e de comunicação do aluno sob orientação de um Professor. Assim, após a conclusão do Projecto, o aluno deverá ser capaz de:
-Aplicar conhecimentos e competências adquiridos durante o ciclo de estudos ao tópico de biotecnologia escolhido;
-Criticamente pesquisar, compilar, interpretar e tirar conclusões a partir de literatura científica considerada pertinente;
-Criativamente delimitar o problema científico, estabelecer o plano de estudos escolhendo para tal métodos apropriados à realização do estudo;
-Apresentar e discutir profissionalmente, o seu trabalho sob a forma escrita e oral, a uma audiência específica;
-Criar um currículo, uma carta de candidatura e ser capaz de se apresentar em entrevistas de trabalho
Conteúdos programáticos Os alunos desenvolverão um projecto de licenciatura na área da Biotecnologia sob orientação de um Professor. O trabalho a desenvolver deverá ser o mais possível interdisciplinar, podendo ainda contar com a colaboração de uma empresa ou de um laboratório.
Na formação lectiva serão realizadas visitas a empresas e Centros de investigação e abordados vários tópicos nomeadamente:
- Análise crítica e construtiva de projectos;
- Divulgação científica e tecnológica;
- Como criar um currículo, uma carta de candidatura e ser capaz de se apresentar em entrevistas de trabalho
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O projecto será acompanhado por um professor da UBI. É igualmente possível a realização dos trabalhos fora da UBI, desde que existam dois mentores que ser responsabilizem pela orientação do aluno, um na instituição de acolhimento e outro na UBI.
A admissão a discussão do projecto depende da avaliação contínua realizada pelo orientador, tendo em conta o cumprimento dos prazos estabelecidos para as diferentes etapas da elaboração do projecto, o empenhamento, a disponibilidade e o trabalho de pesquisa.
A avaliação do aluno será feita tendo em conta 3 componentes: avaliação contínua do orientador (40%), avaliação da apresentação/discussão do projecto por parte dos arguente e director de curso respectivamente 40 e 20%.
Bibliografia principal A bibliografia dependerá do tema escolhido por cada aluno e será recomendada pelo respectivo orientador
Língua Português
Data da última atualização: 2022-07-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.