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Projeto IV/2

Código 11996
Ano 4
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(90H)/TP(120H)
Área Científica Arquitetura
Objectivos de Aprendizagem Estabelecer uma metodologia própria e um processo individual que se adapte de uma forma natural a cada aluno. Estabelecer diferenças, permitindo uma constante heterogeneidade que conflua para uma homogeneidade ao nível da participação e do desenvolvimento de cada trabalho.
Promover o espírito de pesquisa, de participação e de confronto de ideias ao nível teórico e prático (projecto).
Promover o debate teórico sobre os principais movimentos e correntes arquitectónicas, tentando posicionar os alunos perante os dogmas, os paradigmas e as vicissitudes das épocas, das sociedades e dos respectivos contextos. Analisar, debater e confrontar as várias posições perante a arquitectura.
Predispor o aluno para situações distintas e complexas, promovendo uma abordagem espontânea e o seu potencial criativo, incentivando-o para uma proposta equilibrada tendo em conta a legislação e os aspectos técnicos dos exercícios propostos.
Alertar o aluno para os problemas ecológicos.

Conteúdos programáticos 1 - O tema central que estrutura o programa desta disciplina é o projecto de detalhe numa relação e dialéctica constante entre arquitectura e construção.
2. - Conceitos teóricos e práticos sobre as diversas fases e momentos do desenho arquitectónico. A metodologia e a criação de um processo projectual válido para responder às exigências dos programas e das soluções técnicas propostas.
3 - Meios e métodos de análise, leitura e representação dos espaços, sejam eles arquitectónicos ou técnicos. Noções de programa, infra-estruturas, escala, utente, ideia, modelo e materialidade.
4 - O detalhe como estratégia e acção que potencializa as várias dimensões do habitar.
5 - As várias escalas de representação como implicação de novas relações de carácter topológico, tipológico e tectónico; o detalhe como fundamento de resposta às premissas através da conjugação de todas as especialidades.
6 - Reflexão a partir da micro escala, as potencialidades do pormenor como energia de um espaço.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Parâmetros da avaliação de frequência e respectivo peso percentual:
a) Parâmetros de avaliação:
1 – Qualidade da proposta (qualquer que seja a escala – urbanismo ou arquitectura));
2 – Aspectos técnicos e funcionais;
3 – Representação gráfica e qualidade plástica;
4 – Cumprimento do enunciado;
5 – Assiduidade/ participação.

Bibliografia principal AMENDOLA, Giandomenico – La Ciudad Postmoderna. Madrid: Celeste Ediciones, 2000.
BENEVOLO, Leonardo – As origens da Urbanística Moderna. Lisboa: Editorial Presença L.da, 1981.
FRANCASTEL, Pierre – Arte e técnica no séc. XIX e XX. Lisboa: Ed. livros do Brasil, [1963].
KOOLHAAS, Rem – Três textos sobre a cidade. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2010. (trad. Luís Santiago Baptista).
MONTANER, Josep Maria – Por la modernidad superada / Arquitectura arte y pensamiento del siglo XX. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2001.
RODRIGUES, Jacinto – Sociedade e Território – Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado. 1ª ed. Porto: Profedições, Lda., 2006.
RODRIGUES, Maria João; SOUSA, Pedro Fialho de; BONIFÁCIO, Horácio – Vocabulário Técnico de Arquitectura. Coimbra: Quimera Editores, 1990.
ZEVI, Bruno – A linguagem moderna da Arquitectura. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984.
NOTA: será apresentada bibliografia específica sempre que necessário; tal como revistas da especialidade.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-10-21
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