Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Psicologia da Educação

Psicologia da Educação

Código 12052
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Teórico-prática.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram uma visão geral e integradora sobre o contributo da psicologia da educação e do desenvolvimento para os processos e práticas de ensino e aprendizagem. Competências a desenvolver: 1. Identificar e caracterizar o objeto e os métodos de investigação mais utilizados na Psicologia da Educação; 2. Apresentar e analisar criticamente os contributos de diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para a prática pedagógica; 3. Construir uma visão reflexiva e atualizada sobre o atendimento a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE); 4. Expressar ideias de forma fundamentada e rigorosa, recorrendo à comunicação oral e escrita; 5. Colaborar de forma construtiva e responsável para o trabalho de equipa; 6. Pesquisar, analisar criticamente, integrar e aplicar com proficiência informação científica, e; 7. Refletir criticamente sobre o trabalho e desempenho pessoais.
Conteúdos programáticos 1. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: 1.1. Objeto de estudo, 1.2. Métodos de investigação mais comuns; 2. DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO: 2.1. Desenvolvimento humano: conceitos introdutórios, 2.2. Desenvolvimento cognitivo na infância e adolescência, 2.3. Desenvolvimento psicossocial na infância e adolescência, 2.4. Implicações educacionais das teorias do desenvolvimento; 3. TEORIAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: 3.1. Paradigma comportamentalista da aprendizagem, 3.2. A aprendizagem social, por observação ou modelagem, 3.3. Explicações cognitivas e construtivistas da aprendizagem; 4. NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE): 4.1. Conceitos e fundamentos básicos, 4.2. Práticas educativas no atendimento às NEE.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologias de Ensino: exposição teórica breve seguida de análise e discussão em grupo dos temas desenvolvidos.

Metodologias de Ensino: exposição teórica breve seguida de análise e discussão em grupo dos temas desenvolvidos.

AVALIAÇÃO
Modalidades
1. Em grupo: Análise e síntese de temas sobre Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem.

2. Individual: Trabalho de síntese bibliográfica sobre as necessidades educativas especiais com apresentação em Ppt no dia 8 de Junho.
Critérios
1. O trabalho de grupo (via zoom em salas simultâneas com discussão posterior na sala principal) vale 30% da nota
2. O trabalho individual vale 70% da nota

Bibliografia principal Arends, R. (1995). Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill.
Bautista, R. (1997). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.
Bahia, S. & Oliveira, E.P. (2013). Diferenças individuais e necessidades de aprendizagem. In F.H. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação (pp.583-631). Lisboa: Climepsi.
Lopes, J.A., Rutherford, R.B., Cruz, M.C., Mathur, S.R. & Quinn, M.M. (2006). Competências sociais: Aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios.
Oliveira, J.H.B. (2005). Psicologia da educação. Porto: Legis.
Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2001). O mundo da criança. Lisboa: McGraw-Hill.
Silva, C.F., Nossa, P.N.S. & Silvério, J.M.A. (2000). Incidentes críticos na sala de aula: Análise comportamental aplicada. Coimbra: Quarteto.
Slavin, R.E. (2006). Educational Psychology: Theory and practice (8th Ed.). Boston, MA: Allyn and Bacon.
Woolfolk, A.E. (2000). Psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.