Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística

Código 12090
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que os alunos sejam capazes de obter uma amostra para realizar um projeto, descrever os dados da amostra e resumir a informação. Pretende-se também que os alunos resolvam problemas usando a Teoria das Probabilidades, os métodos de estimação pontual e intervalar e os testes de hipóteses paramétricos. Na resolução deste tipo de problemas irá recorrer-se ao programa estatístico SPSS.
Conteúdos programáticos Estatística Descritiva
Recolha de dados. Introdução ao SPSS. Tabelas de frequências e ilustração gráfica de variáveis unidimensionais e bidimensionais. Características numéricas de uma distribuição. Relação linear entre duas variáveis.
Teoria das Probabilidades
Experiências aleatórias. Acontecimentos. Definição axiomática de probabilidade. Propriedades. Lei de Laplace. Probabilidades condicionadas. Independência. Teorema da Probabilidade Total e Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias. Função de distribuição. Função de probabilidade. Função densidade de probabilidade. Valor esperado e mediana de uma variável aleatória. Variância e desvio padrão de uma variável aleatória. Distribuições teóricas.
Inferência Estatística. Amostragem. Distribuição amostral da média. Intervalos de Confiança. Introdução aos testes de hipóteses. Alguns testes de hipóteses paramétricos. Validação de pressupostos de testes paramétricos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão realizados dois testes de avaliação (individual) de conhecimentos ao longo do semestre. A classificação final de ensino aprendizagem (CEA) resulta da média aritmética das classificações dos dois testes individuais. Opcionalmente, o aluno poderá realizar um trabalho prático em R, a somar um valor, no máximo, à média obtida.
Bibliografia principal Agresti, A. Finlay, B. (2009). Statistical Methods for the Social Sciences – 4th ed. Pearson
Guimarães, R. C. e Sarsfield Cabral, J. A. (2010), Estatística – 2ª edição. Editora Verlag Dashofer.
Maroco, João (2018). Análise Estatística com a utilização do SPSS, 7ª edição, Ed. Report Number.
Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J. e Pimenta, C. (2015), Introdução à Estatística – 3ª edição. Escolar Editora.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.