Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Psicologia do Trabalho e das Organizações

Psicologia do Trabalho e das Organizações

Código 12108
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Sociais e Jurídicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo geral fazer uma introdução ao estudo da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PO).
Caracterizar a especificidade conceptual, epistemológica e metodológica da PO; Identificar modelos e descrever a evolução de referenciais teóricos aplicados às organizações, ao trabalho e ao organizar; Aplicar elementos da TO à caracterização e compreensão do comportamento nas e das organizações; Identificar e caracterizar construtos e processos fundamentais em PO nos níveis de análise e de intervenção individual, grupal e organizacional; Pesquisar e gerir informação científica em PO; Produzir e estruturar documentos escritos de natureza científica em temáticas de PO; Demonstrar capacidade de organização e de trabalho em grupo; Comunicar informação e conhecimentos científicos em PO.
Conteúdos programáticos 1. Introdução às bases conceptuais e fundamentos operacionais da Psicologia das Organizações:
1.1. Psicologia nas e das organizações – Emergência e desenvolvimento de referenciais conceptuais e metodológicos
1.2. Fundamentos científicos e epistemológicos da Organização e do Organizar

2. Organização e Comportamento Organizacional – Perspetivas e modelos em Teoria Organizacional:
2.1. As abordagens clássicas
2.2. A abordagem humanística
2.3. A abordagem sistémica e contingencial
2.4. O paradigma construtivista

3. Introdução aos níveis de análise e de intervenção nas organizações:
3.1.Comportamento individual – Processos psicológicos
3.2.Comportamento interpessoal – Processos psicossociais e grupais
3.3.Comportamento organizacional – Processos organizacionais
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O ensino organiza-se em sessões de contacto teórico-práticas. Nas sessões mais teóricas adoptam-se metodologias demonstrativas, interrogativas e expositivas, apoiadas em recursos audiovisuais dinâmicos. Estas visam estimular uma aprendizagem compreensiva de factos, conceitos e modelos teóricos, via estímulo de uma atitude analítica participativa e crítica dos estudantes. A avaliação desta componente realiza-se mediante um teste individual de conhecimentos – (55%). Na componente teórico-prática aplicada adoptam-se metodologias activas e centradas no aluno que estimulam competências de trabalho autónomo e cooperativo, no trabalho em grupo, na pesquisa, síntese e análise de bibliografia científica, actual e publicada em língua estrangeira, aplicada no desenvolvimento de trabalhos escritos e sua comunicação, análise e discussão em sessões colectivas. A valência teórico-prática aplicada é avaliada mediante a realização e apresentação de dois trabalhos de grupo.
Bibliografia principal Ackroyd, S., Batt, R., Thompson, P. & Tolbert, P. (Eds). (2006). The Oxford Handbook of Work and Organization. New York: Oxford University Press.
Chmiel, N. (2000). Introduction to Work and organizational psychology: A European perspective. Oxford: Blackwell Publishers.
Cunha M., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.
Drenth, P., Thierry, H. & Wolff, C. (Eds.) (1998), Handbook of work and organizational psychology. Eats Sussex: Psychology Press.
Ferreira, J., Neves, J., Abreu, P. & Caetano, A. (2001). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Mcgraw-Hill.
Gomes, A. (2011). Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Tsoukas, H. & Knudsen C. (2003). The Oxford Handbook of Organization Theory – Meta-theoretical perspectives. New York: Oxford University Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.