Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Espanhol Aplicado

Espanhol Aplicado

Código 12112
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Letras
Tipo de ensino --teorico práctico
Estágios --no aplicable
Objectivos de Aprendizagem O objetivo principal deste curso é alcançar uma competência comunicativa básica em língua espanhola que permita ao aluno interagir de forma simples, mas eficaz e adequada, em situações quotidianas e conhecidas, seja oralmente ou por escrito (nível A2 do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas). Outros objetivos específicos que se destacam são:
-Compreender e extrair informações de textos escritos e orais de complexidade média.
-Expressar opiniões/sentimentos/sensações, dar indicações, dar conselhos/ordens, referir-se a eventos presentes ou passados, etc.
- Expressar e interagir oralmente em situações do dia-a-dia.
-Escrever textos simples (cartões postais, e-mails, notas, notas, relatórios, contos, descrições, etc.)
-Detetar e corrigir erros interlinguísticos ("portuñol").
-Tradução de unidades lexicais/frases curtas (Português-Espanhol ou vice versa).
Conteúdos programáticos 1-Conteúdos linguísticos
1.1.Conteúdo lexical.
1.2.Conteúdo gramatical.
1.3.Conteúdo fonológico.
1.4.Conteúdo ortoépico.
1.5.Conteúdo ortográfico.
1.6.Conteúdos semânticos.
2- Conteúdos Sociolinguístico.
2.1. Marcadores de conversação.
2.2 Regras de cortesia.
2.3 Expressões de sabedoria popular.
2.4 Diferenças no registo.
2.5. Diferenças no dialeto e no sotaque.
3- Conteúdo Pragmático.
3.1. conteúdo discursivo.
3.2. conteúdo funcional.
4-Conteúdos estratégicos.
5-Conteúdos socioculturais
Os conteúdos serão trabalhados em aula através de procedimentos que visam aproveitar ao máximo as vantagens derivadas da aprendizagem de línguas/culturas próximas umas das outras, evitando os perigos que este tipo de aprendizagem também implica (fossilização dos erros devido a interferências, heterosemântica, preconceitos e estereótipos...). Dada a proximidade tipológica entre a língua materna e a língua a ser adquirida, será tida em conta a abordagem contrastante. Cf. Moodle para mais informações
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Ao longo do semestre, haverá atividades em aula para praticar a expressão e a interacção oral (é desejável a participação activa dos alunos) e haverá uma prova oral para testar a expressão e interação oral (correção gramatical e lexical...) sobre as temáticas estudadas em aula. Teremos em conta a participação em aula e o desempenho dos diferentes actividades propostas pelo professor e a evolução da competência comunicativa do aluno.
Bibliografia principal Recursos principais
Os estudantes terão à sua disposição um conjunto de materiais de trabalho e de estudo, preparados segundo as necessidades dos aprendentes por parte da docente. Os referidos materiais estarão disponibilizados na plataforma Moodle (https://moodle.ubi.pt/moodle/), que deverá ser consultada com regularidade. Para além desses materiais, a docente indicará em aula, as páginas de internet que poderão ser consultadas e os recursos online disponíveis para o estudo e a prática da língua, bem como páginas online específicas da área da economia.
Língua Português

Regente

Imagem d@ Olga Gordino  [Ficheiro Local]
Olga Gordino

Curso

Economia
Data da última atualização: 2023-01-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.