Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Didática da Física

Didática da Física

Código 12146
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Didática da Física
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem No final da UC o estudante deve ser capaz de
1 Aplicar os conhecimentos adquiridos previamente nas áreas da Física e das Ciências da Educação na construção de conhecimento didático, de modo a permitir um eficiente exercício da docência
2 Analisar criticamente os currículos de Física
3 Planificar unidades de ensino-aprendizagem, desenvolver estratégias adequadas e preparar materiais para o ensino da Física
4 Implementar algumas metodologias de ensino, nomeadamente conceções alternativas, resolução de problemas e trabalhos práticos
5 Conceber, planificar, implementar e avaliar metodologias de cariz investigacional que possam ser aplicadas no ensino da Física
6 Comunicar conteúdos de Física de uma forma pedagogicamente adequada
7 Revelar autonomia de aprofundamento e atualização contínua de conhecimentos
Conteúdos programáticos I. Princípios generalistas no ensino de Física
A didática da Física enquanto disciplina e enquanto área de investigação. Objeto de estudo da didática da Física.
A natureza da Física como ciência experimental. Fundamentos epistemológicos do Ensino da Física.
II. O Ensino da Física através da resolução de problemas
O trabalho prático como elemento fundamental no Ensino da Física.
Análise dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário.
Estudo e apresentação de artigos de investigação em Ensino de Física dos Ensinos Básico e Secundário focados na investigação-ação.
Miniaulas sobre tópicos dos conteúdos dos programas de Física dos Ensinos Básico e Secundário.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Na primeira metade do semestre, os conteúdos da UC são explorados em sessões teórico-práticas, de tipo expositivo, e em sessões práticas, onde é feita a discussão de material bibliográfico indicado pelo docente aos estudantes, e previamente lido e analisado por estes. Na segunda metade do semestre, os estudantes aplicam os conhecimentos teórico-práticos adquiridos na primeira metade. A avaliação da primeira metade do semestre é feita através da resolução de algumas fichas de trabalho, que envolvem tipicamente estudos de caso; o peso global dessas avaliações é de 40 % da nota final. A avaliação da segunda metade é feita através da produção de materiais didáticos, a apresentação de artigos de pesquisa, e a realização de miniaulas; esta componente tem um peso global de 60 % da nota final.
Bibliografia principal António Cachapuz, João Praia & Manuela Jorge (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Ministério da Educação.
Kuhn, Thomas (2021), A Estrutura das Revoluções Científicas, (Lisboa: Guerra e Paz).
Galvão, C., Reis, P., Freire, A. & Oliveira, T. (2006). Avaliação de Competências em Ciências: Sugestões para professores dos ensinos Básico e Secundário, Edições Asa.
 Galvão, C., Reis, P., Freire, S., Faria, C. (2011) Ensinar Ciências – Aprender Ciências. O contributo do Projecto Internacional PARSEL para tornar a Ciência relevante para os alunos. Porto Editora e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Astolfi, J-P & Develay, M. (2001) A Didática das Ciências. Papirus Editora
Galvão, C., Baptista, M., Reis, P. (2018). Formação inicial de professores de ciências do 3º ciclo e secundário: o exemplo da Universidade de Lisboa, Edições Hipótese.
Alves, M. (2004). Currículo e avaliação: uma perspetiva integrada. Porto: Porto Editora
Língua Português
Data da última atualização: 2023-07-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.