Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos Lusófonos
  4. Cultura Portuguesa Contemporânea

Cultura Portuguesa Contemporânea

Código 12325
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica História das Culturas
Tipo de ensino Aulas teóricas e práticas e sessões tutoriais.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem 1. Desenvolvimento da capacidade de análise dos grandes momentos coletivos, e das principais realizações culturais da sociedade portuguesa nos séculos XIX, XX e XXI, nas mais diferentes áreas, ainda que privilegiando a das Letras;
2. Elaboração de um pequeno ensaio em que seja evidente a capacidade de conceptualização do aluno no desenvolvimento de um tema da Cultura Contemporânea Portuguesa, designadamente sobre a Identidade;
3. Formatação do ensaio anterior ao modelo de comunicação a congresso internacional na área da cultura Portuguesa, devendo ser evidente o estado da questão, o suporte conceptual e a novidade ou novidades aportadas.

Conteúdos programáticos 1. Introdução: breve viagem em torno dos Séculos XIX, XX e XXI (principais acontecimentos e realizações).
2. A Geração de 70.
3. Unionismo, Federalismo e Iberismo em Portugal no século XIX.
4. Camões e a identidade nacional em Oitocentos.
5. A Geração de 90 e a crise finissecular.
6. O Republicanismo.
7. O Modernismo.
8. O Estado Novo e o Lusotropicalismo.
9. Da «primavera marcelista» à integração europeia: as grandes transformações sociais e culturais do regime democrático.

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O Docente fará uma exposição de cerca de duas horas por cada um dos temas. As aulas práticas ocuparão as restantes duas horas sendo os alunos orientados para fontes da cultura portuguesa, autores ou obras, a fim de aprenderem a compor um trabalho académico, que será apresentado em aula aos outros colegas. A versão escrita do mencionado trabalho deverá respeitar rigorosamente a metodologia científica dos trabalhos académicos na área. Os alunos serão ainda incentivados a participar em colóquios em que a temática seja a da unidade curricular. Dito isto, a avaliação assentará no seguinte esquema:
Trabalho Escrito (16 valores) + apresentação oral (2 valores) + assiduidade e participação relevante nas aulas (2 valores).
Bibliografia principal BARATA, André Barata; PEREIRA, António dos Santos; e Carvalheiro, José Ricardo (2012) Representações da Portugalidade. Lisboa: Editorial Caminho.
CALAFATE, Pedro (dir.) (1999-2004) História do Pensamento Filosófico Português. 5 vols. Lisboa: Editorial Caminho.
LOURENÇO, Eduardo (1999) Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade. Lisboa.
MATTOSO, José (1933-) (dir.) História de Portugal. vols. V a VIII. Lisboa: Estampa.
PEREIRA, António dos Santos (2008) Portugal Descoberto, vol. II: Cultura Contemporânea e Pós-Moderna. Covilhã: Universidade da Beira Interior.
REAL, Miguel (2017) Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa. Lisboa: Planeta.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1999) Pela Mão de Alice, O Social e o Político na Pós-Modernidade. Porto: Afrontamento.
SARAIVA, António José (1982) A Cultura em Portugal – Teoria e História, vol. I, Lisboa: Bertrand.
Durante o semestre, será fornecida bibliografia mais específica de acordo com os tópicos em estudo.


Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.