Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos Portugueses e Espanhóis
  4. Espanhol A2

Espanhol A2

Código 12344
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Línguas Estrangeiras
Tipo de ensino Presencial (com apoio na plataforma Moodle da UBI). Língua espanhola.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem O objectivo principal é consolidar e alargar as destrezas adquiridas no 1º semestre, de modo que o estudante adquira uma competência comunicativa básica que lhe permita desenvolver-se eficaz e adequadamente em situações correntes, oralmente ou por escrito (nível A2 do QCER). Outros fins: Moodle.
-Compreender e retirar informação de textos escritos/orais, de complexidade média;
-Produzir textos, orais/escritos, acerca de assuntos conhecidos/de interesse pessoal – expressar opiniões/sentimentos/sensações, fornecer indicações, dar conselhos/ordens, referir acontecimentos do presente ou do passado, etc.;
-Exprimir-se e interagir oralmente em situações habituais;
-Escrever textos simples (cartas postais/electrónicas, bilhetes, relatórios, pequenas narrações/descrições, etc.);
-Detectar e corrigir erros de interlíngua (portunhol);
-Traduzir unidades lexicais/ enunciados breves (port.-esp. ou vice-versa);
-Conhecer de forma básica o funcionamento do sistema linguístico e o seu uso.
Conteúdos programáticos 1. Conteúdos gramaticais
1.1. Fonológicos e ortográficos
1.2. Morfossintácticos
1.3. Léxico-semânticos
2. Conteúdos nocionais-funcionais
3. Conteúdos socioculturais
Os conteúdos serão apresentados em sala de aula através de procedimentos encaminhados a tirar o máximo partido das vantagens derivadas da aprendizagem de línguas/culturas próximas, ao tempo que se previnem os perigos que também acarreta este processo de aprendizagem (fossilização de erros por interferência, heterossemânticos, ideias preconcebidas e homogeneizadoras, etc.). Dada a proximidade tipológica entre a língua materna e a que se está a adquirir, será dado um relevo especial à abordagem contrastiva, sistemática e consciente, dos diferentes conteúdos linguísticos do semestre.
Vid. Moodle (programa em castelhano) para maior e mais pormenorizada informação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão propostas atividades variadas adequadas ao nível, abrangendo todas as habilidades linguísticas básicas. Promover-se-á autonomia na aprendizagem e a aquisição de competências estratégicas. As aulas são teórico-práticas e estão baseadas no diálogo permanente entre o docente e os alunos, em exercícios de gramática e vocabulário, sessões de debate ou troca de opiniões/experiências, visionados e audições (músicas, curta-metragens, noticiários, anúncios publicitários…), leitura/redação de textos, etc.
Bibliografia principal 1. Bibliografia / recursos documentais principais
Será fornecido um conjunto de materiais de trabalho e documentos de elaboração própria, preparado ex professo e à medida das necessidades dos aprendentes pelos docentes de língua espanhola do Departamento de Letras.
Tais materiais ficarão disponíveis para a utilização de todos os inscritos na plataforma de b-learning Moodle (https://moodle.ubi.pt/moodle/), que deve ser consultada regularmente. Aqueles estudantes que não possam ser assíduos, tal como os trabalhadores-estudantes ou outros a estes equiparáveis, encontrarão nesta ferramenta virtual um ponto de partida de grande ajuda no que diz respeito ao seguimento do desenrolar da unidade.
2. Bibliografia / recursos complementares
http://clave.librosvivos.net/
http://www.infopedia.pt/portugues-espanhol/
www.rae.es
Vid. Moodle para maior informação.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.