Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos Portugueses e Espanhóis
  4. Literatura Portuguesa Barroca e Neoclássica

Literatura Portuguesa Barroca e Neoclássica

Código 12346
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Literaturas
Tipo de ensino Aulas de natureza teórico-prática.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Aprofundar conhecimentos de literatura portuguesa dos períodos barroco e neoclássico. No final do semestre, o aluno deverá estar apto a: - relacionar o contexto histórico com a produção literária portuguesa dos séculos XVII e XVIII; - distinguir e caracterizar o maneirismo, o barroco e o neoclassicismo; - reconhecer as tendências estéticas e temáticas dos principais escritores do barroco e do neoclassicismo português; - analisar criticamente textos poéticos e em prosa destes períodos literários.
Conteúdos programáticos 1. Contextualização histórica da literatura barroca portuguesa. 2. Do Renascimento e Maneirismo ao Barroco: conceitos e características. 2.1. Autores e obras mais representativas. 2.1.1. Corte na Aldeia, de Francisco Rodrigues Lobo. 2.1.2. A poesia barroca portuguesa. 2.1.3. A oratória barroca. A sermonística de Pe. António Vieira. 2.1.4. Apólogos Dialogais, de D. Francisco Manuel de Melo. 2.1.5. O teatro setecentista de António José da Silva, o Judeu. 3. Neoclassicismo e movimento arcádico: contextualização histórica, caracterização e delimitação periodológica. Autores e obras mais representativas. 3.1. Bocage: entre o Neoclassicismo e o Pré-Romantismo
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Duas provas escritas (9+9 valores): 25 de novembro de 2020 e 13 de janeiro de 2021 - Participação crítica nas aulas e assiduidade (de 0 a 2 valores no máximo, fazendo média ao longo do semestre). Nota mínima de acesso ao exame final: 6 valores.
Bibliografia principal Bibliografia principal:

BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du, Antologia Poética, org. de Maria Mourão e Maria Nunes, Lisboa, Ulisseia, 1991.
LOBO, Francisco Rodrigues, Corte na Aldeia, org. de José Adriano de Carvalho, Lisboa, Editorial Presença, 1991.
MELO, D. Francisco Manuel de, Apólogos Dialogais, vol. 1, ed. de Pedro Serra, Braga/Coimbra, Angelus Novus, 1998.
PIRES, Maria Lucília Gonçalves e CARVALHO, José Adriano de, História Crítica da Literatura Portuguesa, vol. 3, Maneirismo e Barroco, Lisboa/São Paulo, Verbo, 2001.
MARNOTO, Rita, História Crítica da Literatura Portuguesa, vol. 4, Neoclassicismo e Pré-Romantismo, Lisboa, Verbo, 2010.
Poetas do Período Barroco, org. de Maria Lucília Pires, Lisboa, Duarte Reis, 2003.
VIEIRA, Pe. António, Sermão de Santo António aos Peixes, ed. de Manuel Alves, Lisboa, Vega, 1998.

A restante bibliografia será oportunamente recomendada ao longo do semestre.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.