Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Francês A1 (2s)
  4. Francês A1

Francês A1

Código 12375
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Letras
Objectivos de Aprendizagem O programa dirige-se a estudantes principiantes com poucos ou sem conhecimentos de francês. Visa desenvolver três competências: a compreensão (oral e da leitura) de enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas, a oralidade (através da interação e da produção oral) e a escrita com recurso a expressões familiares e quotidianas. Tem por objetivo levar o estudante a atingir o nível A1 segundo os descritores do Quadro Europeu Comum de referência para as Línguas Estrangeiras.
Conteúdos programáticos 1. O alfabeto, o masculino/feminino, singular/plural dos nomes e dos adjetivos, a concordância dos nomes e dos adjetivos, os adjetivos de nacionalidade, os nomes de profissão, a fonética e a acentuação, a correspondência entre sons e grafias, a interrogação, a negação simples, o presente do indicativo, os verbos terminados em “er”, a conjugação pronominal, os verbos/auxiliares “être” e “avoir”, os verbos terminados em “ir”, os verbos terminados em “re” e “oir”, o “vouvoiement” e o “tutoiement”, os pronomes pessoais,“réfléchis”, relativos, “toniques”, “réciproques”, interrogativos, exclamativos, adjetivos demonstrativos e possessivos, os artigos definidos e indefinidos, os “articles partitifs”, o emprego dos artigos, a construção verbal do “futur proche”, o tempo verbal do “passé composé”, o tempo verbal do “impératif présent”, a data e a hora, a comparação, a expressão da quantidade, as preposições, advérbios de lugar e o "imparfait de l'indicatif".
Bibliografia principal 1. Manual adotado
Girardet, J., Pécheur, J., Écho A1- Méthode de Français, 2.e édition, Cle International/Sejer,
Paris, 2013.

2. Outros manuais
Girardet, J., Pécheur, J., Écho A1 - Méthode de Français,- Cahier personnel d’apprentissage,
2.e édition Cle International/Sejer, Paris, 2013.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Compréhension orale, niveau 1, Paris, Cle International, 2004.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Expression orale, niveau 1, Paris, Cle International, 2004.


3. Gramáticas
Grégoire, M., Grammaire progressive du Français (niveau débutant), Porto Editora et Cle
International, Tours, 2006.

4. Dicionários e prontuários
Dictionnaire Le Robert de Poche 2019, Le Robert, Paris, mai 2018.

Dicionário académico Francês/Português - Português/Francês, Porto editora, 2016.


Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.