Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Francês A2 (2s)
  4. Francês A2

Francês A2

Código 12377
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Letras
Objectivos de Aprendizagem O programa dirige-se a estudantes que têm por objetivo consolidar o desenvolvimento da comunicação a nível da compreensão oral e escrita, da interação e produção oral, assim como da produção escrita.
Visa desenvolver três competências: a compreensão de frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata ligadas à área pessoal, familiar e meio circundante, a oralidade (através da interação e da produção oral) comunicando em tarefas simples e rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais assim como a escrita descrevendo de modo simples a sua formação, o meio circundante e assuntos relacionados com necessidades imediatas. Utilizando uma metodologia virada para a ação, pretende-se levar o estudante a atingir o nível A2 segundo os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras.
Conteúdos programáticos 1. Conteúdos gramaticais
Consolidações gramaticais de nível A1, o tempo verbal do “futur simple de l’indicatif”, a comparação (das qualidades, das quantidades e das ações), os pronomes “en” e “y”, a expressão da condição, o tempo verbal do “subjonctif présent”, a expressão da quantidade (peso, medida, avaliação e restrição), as proposições relativas introduzidas por “qui”, “que”, “où”, os advérbios (lugar e formação dos advérbios terminados em “ment”), a forma “en+participe présent”, emprego e conjugação dos quatro tempos do indicativo – “présent de l’indicatif”, “passé composé”, “imparfait de l’indicatif” e “futur simple de l’indicatif”, os pronomes objetos diretos e indiretos, o tempo verbal do “conditionnel présent” (a expressão da hipótese, os pedidos polidos, as sugestões e os conselhos), as construções do discurso reportado, as construções “faire+verbe” e “laisser+verbe”.
Bibliografia principal 1. Manual adotado

Girardet, J., Pécheur, J., Écho A2 - Méthode de Français, 2.e édition, Cle International/Sejer,
Paris, 2013.

2. Outros manuais

Girardet, J., Pécheur, J., Écho A2 - Méthode de Français - Cahier personnel d’apprentissage,
2.e édition, Cle International/Sejer, Paris, 2013.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Compréhension orale, niveau 1, Paris, Cle International, 2004.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Expression orale, niveau 1, Paris, Cle International, 2004.

2. Gramáticas

Grégoire, M., Grammaire progressive du Français (niveau débutant), Porto Editora et Cle
International, Tours, 2006.

3. Dicionários e prontuários

Dictionnaire Le Robert de Poche 2019, Le Robert, Paris, mai 2018.

Dicionário académico Francês/Português - Português/Francês, Porto editora, 2016.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.