Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Francês B1 (1s)
  4. Francês B1

Francês B1

Código 12378
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Letras
Objectivos de Aprendizagem O programa dirige-se a utilizadores independentes e visa o desenvolvimento da competência de comunicação a nível da compreensão oral e escrita, da interação oral e da produção escrita e oral. Utilizando uma metodologia virada para a ação, pretende-se levar o estudante a atingir o nível B1 segundo os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras. O programa tem por objetivo o desenvolvimento da competência de comunicação recorrendo a material pedagógico e documentos autênticos favorecendo as seguintes vertentes: compreender textos orais, audiovisuais e escritos diversificados, interagir oralmente e por escrito em situações de comunicação variadas, produzir enunciados respeitando a pronúncia do francês e produzir textos escritos de vários géneros. Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender, produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe sejam familiares ou do seu interesse pessoal.
Conteúdos programáticos 1. Conteúdos gramaticais: Consolidações gramaticais de nível A1 e A2 (nomeadamente dos tempos “passé-composé”, “imparfait de l'indicatif”, "futur simple de l'indicatif", “conditionnel présent” e “subjonctif présent”), as construções com sentido passivo, a situação numa ação no tempo, as construções impessoais, a expressão da certeza e da dúvida, a expressão da possibilidade e da impossibilidade, as construções relativas com “dont”, o “plus-que-parfait de l'indicatif”, a expressão da anterioridade, o relato no “passé-simple”, o “conditionnel passé”, a expressão dos sentimentos, o “futur antérieur”, a situação e a duração no futuro, a expressão das condições e das restrições, a expressão da causa e da consequência, o “subjonctif passé”, o encadeamento das ideias, os pronomes relativos e as construções com dois pronomes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Na avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros:
- Aulas – 25% (com obrigatoriedade de 75% de presenças)
- Mini-teste de avaliação – 3%
- Prova de compreensão do oral – 22%
- Prova de expressão oral – 25%
- Prova escrita – 25%
Bibliografia principal 1. Manual adotado

Girardet, J., Pécheur, J., Écho B1.1 - Méthode de Français, 2.e édition, Cle International/Sejer, Paris, 2013.

2. Outros manuais

Girardet, J., Pécheur, J., Écho B1.1 - Méthode de Français,- Cahier personnel d’apprentissage, 2e édition, Cle International/Sejer, Paris, 2013.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Compréhension orale, niveau 2, Cle International, Paris, 2004.

Barfety, M. & Beaujoin, P. Expression orale, niveau 2, Cle International, Paris, 2004.

Siréjols, Évelyne. Vocabulaire en dialogues – niveau intermédiaire, Cle International, Paris, 2008.

3. Gramáticas

Poisson-Quinton, S., Mimran, R., Mahéo-Le Coadic, M., Grammaire expliquée du français – niveau intermédiaire, Cle International/Sejer, Paris, 2007.

4. Dicionários e prontuários

Dictionnaire Le Robert de Poche 2019, Le Robert, Paris, mai 2018.

Dicionário académico Francês/Português - Português/Francês, Porto editora, 2016.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.