Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Farmacologia Geral e Ocular

Farmacologia Geral e Ocular

Código 12401
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem -Conhecer os princípios gerais de farmacologia, classificação e características dos diversos tipos de fármacos e sua associação com os desvios de parâmetros normais de saúde.
-Conhecer a classificação e características dos principais fármacos e outros agentes interferentes ao nível ocular.
-Interpretar dados farmacológicos e toxicológicos dos principais fármacos usados no diagnóstico, prevenção e tratamento de condições oculares.
-Identificar e caracterizar as diferentes formas de dosagem e vias de administração dos fármacos e outros agentes usados na prevenção e tratamento de condições oculares e em testes de diagnóstico e exames visuais.
-Avaliar a indicação, aplicar e monitorizar os efeitos de medicamentos oculares de diagnóstico.
-Descrever, justificar e aplicar os critérios que regem o uso racional de agentes oculares bem como aplicar os procedimentos necessários para a deteção de reações adversas oculares e estabelecer uma linha de ação contra as mesmas.
Conteúdos programáticos -Generalidades, principais aspetos farmacêuticos, farmacocinéticos e farmacodinâmicos e efeitos sistémicos comuns dos fármacos
-Principais famílias de fármacos - mecanismos de ação, farmacocinétic, reações adversas e outras características

Farmacologia Ocular
-Princípios gerais, farmacocinética ocular, formulações e libertação oftálmica de agentes oculares
-Avaliação geral do paciente oftálmico: aspetos de saúde geral e desvios de parâmetros normais de saúde
-Fármacos e outros agentes oculares – classificação, mecanismo de ação farmacocinética, formas de dosagem e vias de administração, principais indicações, uso racional e reações adversas
-Toxicologia ocular e farmacovigilância

Laboratoriais:
-pesquisa de informação em fármaco-toxicologia geral e ocular
-obtenção e análise de parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos
-formas farmacêuticas, posologia e requerimentos para preparações oculares tópicas
-avaliação patológica e farmacológica básica em diagnóstico e terapia ocular
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Serão realizadas 3 frequências TP e 1 frequência PL, e haverá avaliação de participação/atitudes ao longo das aulas.

Classificação = 0,25xnota da 1ªFreq.TP + 0,25xnota da 2ªFreq.TP + 0,225xnota da 3ªFreq.TP + 0,025xnota de participação/atitudes nas aulas TP + 0,025xnota de participação/atitudes nas aulas PL + 0,225xnota da frequência PL

É obrigatório o aluno ter a assuidade mínima exigida, realizar todos os trabalhos laboratoriais, realizar todas as frequências e atingir a classificação mínima de 6 valores, para concessão de frequência e poder ser admitido a exame (75% parte TP + 25% parte PL).
Bibliografia principal Básica:
-Rang & Dale's Pharmacology, H.P. Rang, J.M. Ritter, R.J. Flower, G. Henderson, 7th Edition, Elsevier, 2012, ISBN: 9780702034718.
-Clinical Ocular Pharmacology, J.D. Bartlett and S.D. Jaanus, 5th Edition, Elsevier, 2008, ISBN: 9780750675765.
Complementar:
-Goodman and Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics, L. Brunton, B. Chabner, B. Knollman, 12th Edition, McGraw Hill, 2011, ISBN-13: 978-0071624428.
-Drug-Induced Ocular Side Effects, F. Fraunfelder, F. Fraunfelder, W. Chambers, 7th Edition, Elsevier, 2014, ISBN: 9780323319843
-Ocular Pharmacology and Toxicology, Ed: B.C. Gilger, Humana Press - Springer, 2014, ISBN: 978-1-62703-744-0.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.