Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Metodologia de Investigação e Análise de Dados

Metodologia de Investigação e Análise de Dados

Código 12435
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 10
Carga Horária T(30H)/TP(45H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Desenvolver competências sobre metodologias de investigação científica (IC) e suas etapas, principais métodos estatísticos requeridos para o planeamento de um desenho experimental, bem como dos princípios éticos necessários ao desenvolvimento de IC na área das Ciências do Desporto.
Assim, ao concluir a UC o estudante deve ser capaz de:
- Compreender os princípios que norteiam a IC, seus propósitos, e problemas éticos que podem suscitar;
- Demonstrar capacidade de selecionar e discutir o método de investigação e os métodos estatísticos (ME) mais adequados ao objetivo de estudo;
- Demonstrar capacidade de utilizar os ME adequados para o tratamento dos dados, sendo capaz de os analisar e interpretar face aos objetivos definidos;
- Demonstrar capacidade para utilizar alguns softwares estatísticos na análise de uma base de dados, nomeadamente o SPSS;
- Demonstrar capacidade de interpretar, discutir e comunicar os resultados provenientes da investigação realizada.
Conteúdos programáticos Capítulo 1 – Metodologia de Investigação em Ciências do Desporto
1.1. Ética e ciência
1.2. A Ciência e o Método Científico
1.3. Técnicas de escrita científica
1.4. Modelos e métodos de investigação

Capítulo 2 – Análise de dados em Ciências do Desporto: Definição e tratamento de variáveis
2.1. Introdução à estatística e conceitos de amostragem
2.2. Testes de hipóteses (uma e duas amostras)
2.3. Testes de hipóteses (mais de duas amostras)
2.4. Análise de regressão linear
2.5. Introdução à análise de Regressão logística
2.6. Tamanho do efeito (effect size)
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, aliando a exposição à pesquisa, discussão e aplicação dos conteúdos em trabalhos práticos. Pretende-se ainda criar um ambiente de aprendizagem aplicada aos problemas da área científica, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito da investigação em Ciências do Desporto.
A avaliação contempla a realização de um trabalho com a definição de um desenho experimental e das suas etapas em Ciências do Desporto, tendo por base uma revisão bibliográfica sobre diferentes metodologias aplicadas a um problema de investigação. Será ainda realizado um segundo trabalho de investigação, de natureza experimental, em que os alunos deverão aplicar as metodologias estatísticas abordadas nas aulas a um conjunto de dados fornecidos pelo docente. Os alunos devem realizar a apresentação escrita e oral dos resultados obtidos nos dois trabalho.
Bibliografia principal Fortin, M. F., Côte, J., & Filion, F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta.
Guimarães, R.C. & Sarsfield Cabral, J.A. (2010). Estatística, 2ª Ed. Verlag Dashöfer Jones, I. (2015). Research methods for sports studies. 3rd ed. Routledge.
Marczyk, G., DeMatteo, D., & Festinger, D. (2005). Essentials of research and methodology. New York: John Wiley & Sons.
Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 6ª edição. Edições Sílabo. Moreira, J.M. (2009). Questionários: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Pestana, M.H., & Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS. 6th Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Shamoo, A., & Resnik, D. (2015). Responsible conduct of research. 3rd Ed. Oxford: Oxford University Press.
Veal, A. J., & Darcy, S. (2014). Research methods in sport studies and sport management: A practical guide. Routledge
Língua Português
Data da última atualização: 2023-11-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.