Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Biomecânica

Biomecânica

Código 12438
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária PL(15H)/T(15H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Aprofundar os conhecimentos e competências na análise do movimento humano promovendo uma atitude crítica na correção de padrões motores no âmbito do exercício físico, das atividades desportivas e da promoção da qualidade de vida e saúde.

Ao concluir a UC o estudante deve ter adquirido os seguintes resultados de aprendizagem:
Compreender de forma aprofundada e crítica, as metodologias de investigação e técnicas utilizadas na área da Biomecânica do movimento humano direcionadas para o âmbito do desporto;
Demonstrar conhecimento e competências na análise do movimento humano evidenciando capacidade para avaliar o desempenho motor e corrigir padrões do movimento humano;
Demostrar a capacidade de resolver problemas biomecânicos no âmbito do exercício e desporto;
Demonstrar a capacidade de comunicar e explicar os resultados obtidos das análises biomecânicas realizadas quer a especialistas quer a não especialistas.
Conteúdos programáticos As aulas apresentam um foco laboratorial acentuado visando a preparação, colheita, tratamento, interpretação e discussão de dados biomecânicos obtidos em laboratório, de diversas situações no âmbito do exercício físico e das atividades desportivas. É neste contexto que são abordados os seguintes módulos.

1 Cinemática Linear e angular
2 Cinética Linear e angular
3 Eletromiografia de superfície (EMGs)
4 Biomecânica do sistema musculo-esquelético

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As Metodologias utilizadas combinam uma parte de exposição teórica-prática e prática laboratorial incluindo questões de reflexão que são colocadas aos alunos sobre problemas concretos.



Bibliografia principal Robertson, G., Caldwell, G., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. (2014). Research Methods in Biomechanics (2nd ed.): New York. Human Kinetics.
Winter, D. A. (2009). Biomechanics and motor control of human movement (3th ed.): John Wiley & Sons Inc.
Enoka, R. M. (2008). Neuromechanics of Human Movement (4th ed.): New York. Human Kinetics
Vaughan, C., Davis, B., & Jeremy, C. (1992). Dynamics of human gait: Human Kinetics Publishers Champaign, Illinois.
Merletti, R., & Parker, P. (Eds.). (2004). Electromyography: Physiology, Engineering, and Non-Invasive Applications (1st ed.): Wiley-IEEE Press.
Konrad, P. (2005). The ABC of EMG: A Practical Introduction to Kinesiological Electromyography. USA: Noraxon INC
Barbero, M., Merletti, R., & Rainoldi, A. (2012). Atlas of Muscle Innervation Zones - Understanding Surface Electromyography and Its Applications (1st ed.). Italia: Springer-Verlag
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.