Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Planeamento do Treino Desportivo

Planeamento do Treino Desportivo

Código 12441
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências ao nível do planeamento do treino desportivo tradicional e contemporâneo, tendo em consideração a especificidade das modalidades desportivas, os planos competitivos e a idade dos praticantes.

Assim, ao concluir a UC o estudante deve ter adquirido os seguintes resultados de aprendizagem:
• Compreender os fundamentos e os modelos para o planeamento no treino desportivo;
• Demonstrar capacidade para identificar e discutir os modelos de planeamento desportivo e as vantagens e desvantagens da sua utilização em função da modalidade, dos planos competitivos e da idade dos praticantes;
• Demonstrar capacidade para identificar, categorizar e relacionar as informações necessárias para o desenvolvimento da planificação durante o processo de treino em função da modalidade, dos planos competitivos e das idades dos praticantes;
• Desenhar e discutir a planificação de uma época desportiva e a distribuição dos conteúdos de treino na modalidade.
Conteúdos programáticos 1 Modelos de planeamento desportivo: 1.1 Modelos para a otimização da forma desportiva 1.2 Modelos para o prolongamento da forma desportiva 1.3 Modelos lineares e não lineares para o treino das qualidades físicas 2 Etapas para a construção do planeamento concetual: 2.1 Descrição e análise da situação 2.2 Definição de objetivos para o futuro 3 Especificidades do planeamento em desportos individuais e coletivos, tendo em consideração: 3.1 Exigências da modalidade desportiva 3.2 Quadro competitivo 3.3 Idade 4 Modelação do treino e desempenho em desportos individuais e coletivos: 4.1 Elaboração de programas de periodização do processo de treino 4.2 Estudos de caso comparativos em diferentes modalidades individuais e coletivas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Realização de um trabalho de avaliação, com apresentação em sala de aula.
Bibliografia principal • Bompa, T., & Haff, G.G. (2009). Periodization: theory and methodology of training. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
• Matweev, L. (2001). Teoría general del entrenamiento deportivo. Barcelona: Paidotribo.
• Gamble, P. (2006). Periodization of training for team sports athletes. Strength & Conditioning Journal, 28(5), 56-66.
• Stone M., Stone M., Sands W. (2007). Principles and practice of resistance training. Champaign: Human Kinetics. Cap. 13, The Concept of Periodization.
• Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Mil-Homens, P., Carvalho, J. & Vieira, J. (1996). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH, Universidade Técnica de Lisboa.
• Olbrecht, J. (2007). The science of winning: planning, periodizing and optimizing swim training. F&G Partners, Partners in Sport.
• Smith DJ (2003). A framework for understanding the training process leading to elite performance. Sports Med, 33(15): 1103-26
• Seirul.lo F (1998). Planificación a Largo Plazo en los Deportes Colectivos.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.