Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Exercício na Saúde e na Doença

Exercício na Saúde e na Doença

Código 12452
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Obter e aprofundar conhecimentos sobre os efeitos da atividade física em geral e do exercício em particular como meio de prevenção e de co-adjuvante terapêutico nas doenças crónicas não transmissíveis de maior prevalência, ligadas ao estilo de vida.
Assim, ao concluir a UC o estudante deve ter adquirido os seguintes resultados de aprendizagem:
1) Compreender, de forma tão aprofundada quanto possível as limitações que as referidas doenças crónicas colocam à prática de atividade física e de exercício; 2) Demonstrar capacidade de identificar os benefícios do exercício e da atividade física em indivíduos com as doenças crónicas estudadas; 3) Demonstrar capacidade crítica de delinear, analisar e discutir os principais programas existentes para a prevenção e recuperação de doenças crónicas; 4) Demonstrar que adquiriu os princípios básicos para organizar, orientar e controlar sessões de treino individualizado ou em grupo a estes pacientes, de forma eficaz e segura; entre outros
Conteúdos programáticos 1) Fatores de risco e o risco da inatividade física
Conceito de fatores de risco
Níveis de prevenção: primordial, primária, secundária e terciária
Efeitos benéficos da atividade física e exercício regulares nos vários sistemas orgânicos
Exercício na saúde e na doença
2) Exercício e doenças crónicas:
Adquirir os conceitos básicos sobre em que consistem as doenças adiante listadas, quais os seus inconvenientes (morbilidade) e qual o papel da atividade física e do exercício na sua prevenção e correção, ficando a perceber para cada uma quais as formas e intensidades de exercício mais e menos adequados ou mesmo contraindicados.
Excesso de peso e Obesidade
Diabetes e seus tipos pricipais
Hipertensão Arterial
Aterosclerose e doenças isquémicas.
Noções sobre Reabilitação cardíaca
Asma
Osteoporose
Doenças degenerativas articulares
Cancro e papel do exercício no doente oncológico
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação resulta de dois momentos que contam com igual coeficiente de importância: 1) a apresentação da proposta de programa de actividade física / Exercício para um caso clínico com uma patologia escolhida pelo aluno; 2) e a realização de uma frequência de avaliação que se debruçará na compreensão sobre as causas das doenças crónicas e lesões osteo-musculares e dos benefícios do exercício e da atividade física para a prevenção e recuperação.
Bibliografia principal 1) Gravações das aulas e seus slides, disponibilizadas a todos os alunos
2) Professional Associations for Physical Activity in Sweden (2010). Physical Activity in the Prevention and Treatment of Disease. Swedish. National Institute of Public Health. ISSN: 1651-8624. ISBN: 978-91-7257-715-2.
3) Pedersen B.K., Saltin B. (2015) Exercise as medicine – evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports (Suppl. 3) 25: 1–72
4) Pescatello L.S, arena R, Riebe D, Thompson P.D. (2014) ACSM’S Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 9th Edition. Lippincott. Williams & WIlkins, Baltimore.
5) ACSM's Exercise Management for Persons With Chronic Diseases and Disabilities
6) Edited by Geoffrey E. Moore, J. Larry Durstine and Patricia L. Painter, by American College of Sports Medicine. ISBN: 9781450434140, 2016
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.