Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Promoção do Exercício e Atividade Física

Promoção do Exercício e Atividade Física

Código 12454
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem - Demonstrar compreensão, de forma aprofundada, e análise crítica sobre os conceitos de saúde pública, promoção da saúde, atividade física e exercício, e das políticas de promoção da atividade física;
- Ser capaz de identificar os benefícios do exercício e da atividade física e os fatores determinantes na participação em programas de exercício e atividade física;
- Ser capaz de aplicar e discutir com espírito crítico, os princípios e teorias comportamentais que influenciam a promoção da atividade física;
- Ser capaz de discutir, mesmo que em situações de informação limitada, uma estratégia de promoção de atividade física em diferentes contextos;
- Ser capaz de comunicar de forma clara as conclusões dos seus trabalhos – e os conhecimentos e os raciocínios a eles subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas;
- Desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo.

Conteúdos programáticos 1. Conceitos de saúde pública, qualidade de vida e promoção da saúde
2 . Exercício e atividade física na promoção da saúde pública
3. Agentes internacionais, nacionais e locais envolvidos na promoção da atividade física: Políticas de promoção da atividade física.
4. Benefícios do exercício e da atividade física no bem-estar e qualidade de vida
5. Fatores determinantes para a participação em programas de exercício
6. Princípios, teorias e determinantes de mudanças comportamentais
7. Estratégias motivacionais e de promoção da participação na atividade física.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico. No entanto, pretende-se criar um ambiente de aprendizagem aplicado aos problemas da área científica, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito da investigação em Exercício e Saúde, nomeadamente no âmbito das políticas e estratégias de promoção da prática da atividade física e exercício. Os conteúdos teóricos serão lecionados para dar resposta ao desenvolvimento de um trabalho de projeto para a promoção do exercício e atividade física.
A avaliação contempla a realização de um trabalho de grupo e sua apresentação, no âmbito de Exercício e Saúde, numa população à escolha dos grupos.
Bibliografia principal - American College of Sports Medicine (2013). ACSM's Behavioral Aspects of Physical Activity and Exercise. Lippincott Williams & Wilkins.
- Blair, S.N., (2009). Physical inactivity: The biggest public health problem of the 21 st century. Ed. British Journal of Sports Medicine. 43:1-2.
- Eldredge, L. K. B., Parcel, G. S., Kok, G., & Gottlieb, N. H. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. John Wiley & Sons.
- Hui Ek., & Rubenstein, L.Z. (2006). Promoting Physical Activity and Exercise in Older Adults. Ed. Jam Med Dir Assoc. Jun;7(5):310-4.
- Kohl III, H., & Murray, T. (2012). Foundations of physical activity and public health. Human Kinetics.
- Mota, J. & Sallis, J. (2002). Actividade Física e Saúde: Factores de influência da actividade física nas crianças e nos adolescentes. Campo das Letras, P
- Sams, L.B., & Keels, J.A. (2013). Body Image: Gender Differences, Sociocultural Influences and Health Implications. Nova Science Publishers, Inc., NY.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.