Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. Didática da Educação Física II

Didática da Educação Física II

Código 12462
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 10
Carga Horária TP(90H)
Área Científica Didática da Educação Física
Tipo de ensino Presencial
Estágios --
Objectivos de Aprendizagem O objetivo da UC é desenvolver no estudante a capacidade de caraterizar, observar, registar e interpretar situações de ensino e avaliação no âmbito das atividades desportivas de desportos individuais no programa nacional de Educação Física.
Conteúdos programáticos 1. Os Desportos Individuais nos Programas Nacionais de Educação Física e nas Aprendizagens Essenciais| Articulação com o Perfil dos Alunos: 1.1. A diferenciação no ensino e na aprendizagem das atividades nos vários ciclos de escolaridade; 1.2. O diagnóstico, planeamento, organização, regras de segurança e condições favoráveis à aprendizagem; 1.3. Modelos de execução técnica, metodologias de ensino, estruturação de unidades de ensino, controlo e avaliação da aprendizagem. 2. O Ensino-Aprendizagem nos Desportos Individuais: 2.1. Observação, diagnóstico e desempenho das tarefas de apoio pedagógico nas aulas de Educação Física, treinos do Desporto Escolar e outras atividades pedagógicas; 2.2. Situações de ensino-aprendizagem; 2.3. Análise dos processos e práticas de avaliação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, com exposição dos principais conteúdos pelo docente em permanente interação com os estudantes, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados em ligação e com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito das modalidades abordadas. Privilegiar-se-á a apresentação e discussão dos conteúdos abordados (usando ferramentas como vídeos, plataformas de discussão de temas, bases de dados com artigos/informações pertinentes sobre os conteúdos abordados, e exemplos concretos de aplicação) incentivando-se a participação dos estudantes, com a promoção de debate e reflexão por parte dos mesmos. Procurar-se-á ainda um processo de ensino-aprendizagem explorativo, com análise e reflexão de bibliografia de apoio dos vários conteúdos abordados. A avaliação dos estudantes na UC terá cinco momentos, avaliando conhecimentos (20%), unidades didáticas (20%), planos de aula (60%)(operacionalização e reflexão).
Bibliografia principal - Aires, A., Quinta-Nova, L, Santos, L, Pires, N., Costa, R. & Ferreira, R. (2011). Orientação – Desporto com Pés e Cabeça. 2ª Edição. Federação Portuguesa de Orientação. Disponível em https://www.fpo.pt/index.php/aprender-orientacao/desporto-escolar
- Alegre, L. (2011). A dança na percepção dos professores de educação física. Paper presented at the Livro de Atas do SIDD2011 Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, Lisboa.
- Almeida, C. (1999). Contributos para a Compreensão dos Desportos Radicais. Revista Ludens, 16(1), 53-63.
- Mármol, A. G., Luquin, A. C., & Valenzuela, A. V. (2014). Análisis comparativo de diferentes modelos de enseñanza para la iniciación al atletismo. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 16(2), 104-121.
- Gozzol, C., Simonhamed, J., & Elhebil, A. M. (2006). IAAF Kids’ Athletics
Costa, J. D. D. (2012). Jogo Limpo. Educação Física 7.º/8.º/9.º Anos. Dossier do Professor. Porto Editora.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.