Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. Ensino e Treino do Desporto Escolar

Ensino e Treino do Desporto Escolar

Código 12466
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(15H)/TP(15H)
Área Científica Didática da Educação Física
Tipo de ensino Presencial
Estágios Nenhum.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular (UC) foca-se no conhecimento da visão, missão, valores, enquadramento e operacionalização do Programa do Desporto Escolar. A UC tem como principais objetivos: - conhecer o Programa do Desporto Escolar; - desenvolver e aplicar Didáticas específicas no Desporto Escolar, abrangendo as capacidades, atitudes e competências relativas ao ensino e treino das tarefas desportivas. Como objetivos operacionais pretende-se que o aluno seja capaz de conceber, planear, implementar, avaliar e refletir sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa do Desporto Escolar.
Conteúdos programáticos 1. Enquadramento do Desporto Escolar: 1.1. Enquadramento histórico do Desporto Escolar; 1.2. Visão, missão, valores e enquadramento do Desporto Escolar. 2. Organização do Desporto Escolar: 2.1. Identificação / conhecimento das estruturas e dinâmicas organizacionais do Desporto Escolar; 2.2. Identificação / conhecimento dos projetos e atividades do nível I, II e III do Desporto Escolar. 3. Ensino e Treino no Desporto Escolar: 3.1. Conceção / planificação do processo de ensino/treino em contexto do Desporto Escolar; 3.1.1. Processo de treino e competição em crianças e jovens; 3.1.2. Desenvolvimento do atleta a longo prazo (Long Term Athlete Development - LTAD); 3.2. Observação e análise do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar; 3.3. Avaliação do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar; 3.4. Reflexão do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas da UC é fundamentalmente de cariz teórico e teórico-prático. O conhecimento subjacente às aulas teóricas deve ser reforçado nas aulas teórico-práticas (i.e., a aplicação dos conhecimentos teóricos através de exemplos práticos em situações de ensino-aprendizagem). Privilegia-se-á a apresentação e discussão dos conteúdos abordados com recurso a vídeos, plataformas de discussão, e apresentação de artigos alusivos aos conteúdos abordados), promovendo a participação dos estudantes, com estimulação para debate e reflexão dos mesmos.
Bibliografia principal -Marta, C.C., Marinho, D.A., Barbosa, T.M., Izquierdo, M., & Marques, MC. (2012). Physical fitness differences between prepubescent boys and girls. Journal of Strength and Conditioning Research, 26(7), 1756-1766.
-Martin, D., Nicolaus, J., Ostrowski, C., & Rost, K. (2004). Metodologia General del Entrenamiento Infantil y Juvenil. Barcelona: Ed. Paidotribo.
-Shemp, P. (2003). Teaching Sport and Physical Activity. Champaign, Illinois: Human Kinetics
-Vickers, J.N. (1990). Instructional Design for Teaching Physical Activities: A Knowledge Structures Approach. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.