Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Avaliação Biológica no Desenvolvimento de Fármacos

Avaliação Biológica no Desenvolvimento de Fármacos

Código 12489
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Química Medicinal
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Capacitar os alunos com conhecimentos gerais e específicos subjacentes ao processo de descoberta e desenvolvimento não-clínico de novas entidades químicas candidatas a fármacos. No final da UC os estudantes devem saber delinear protocolos experimentais apropriados para a avaliação farmacológica das propriedades de novos candidatos a fármacos. Devem desenvolver capacidade crítica e apreender os princípios éticos a considerar na investigação científica, com enfoque no princípio dos 3Rs.
Conteúdos programáticos Descoberta e desenvolvimento de fármacos: aproximações clássicas e novas estratégias. Introdução aos princípios farmacocinéticos (absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos) e aos conceitos farmacodinâmicos (curva dose resposta, agonismo e antagonismo). Avaliação precoce da eficácia, segurança e farmacocinética de candidatos a fármacos: modelos in silico e in vitro na previsão do potencial de novas entidades químicas. Modelos celulares e tecidulares na avaliação farmacológica. Modelos animais na investigação farmacológica: orientações para a manipulação e uso de animais de laboratório. Modelos animais de doença para avaliação farmacodinâmica de novos candidatos a fármacos: atividade cardiovascular, antidiabética, anti-obesidade, psicotrópica e neurotrópica, na aprendizagem e memória, anti-inflamatória-analgésica-antipirética, e anti-cancerígena. Ensaios de toxicologia não-clínica: dose única e dose repetida, genotoxicidade, carcinogenicidade, e toxicidade reprodutiva.
Bibliografia principal Bibliografia principal:
- Rick, N.G. Rick (2009); Drugs from discovery to approval. 2nd Ed., Wiley-Blackwell.
- H.G. Vogel (2008); Drug Discovery and Evaluation: Pharmacological Assays. 3rd Ed., Springer
- T.N. Tozer and M. Rowland (2006); Introduction to Pharmacokinetics and Pharmacodynamics. 1st Ed., Lippincott Williams & Wilkins.
- European Medicines Agency Scientific Guidelines for Human Medicinal Products (Non-Clinical Guidelines: Toxicology).
- Artigos científicos indexados diversos.
Língua Português
Data da última atualização: 2019-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.