Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioquímica
  4. Oncobiologia

Oncobiologia

Código 12491
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Bioquímica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Obter conhecimentos sobre as bases moleculares e celulares do cancro, reconhecer a importância da investigação básica na evolução das aplicações clínicas em oncologia, saber executar algumas técnicas laboratoriais usadas na investigação do cancro.
Os alunos deverão adquirir as bases conceptuais e práticas para realizar investigação em oncobiologia. Deverão compreender o aparecimento e progressão das doenças oncológicas e sentirem-se aptos a discutir e elaborar estratégias para desenvolver investigação neste dominio, e exercerem funções técnicas em meio laboratorial. Espera-se ainda que consigam resolver problemas associados aos temas analisados, mostrando a capacidade de aplicar o conhecimento à prática. Ao nível das atitudes, os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade para trabalhar em equipa na resolução de problemas e na aquisição de conhecimentos.
Conteúdos programáticos Caracterização de tumores benignos e malignos: classificação, evolução e histologia
Agentes causadores de cancro: conceito de agente carcinogénico e agentes mutagénico, factores ambientais, factores associados ao estilo de vida, hereditariedade, vírus e bactérias com acção transformante, comportamento reprodutivo e sexual
Controlo do ciclo celular
Oncogenes
Genes supressores de tumores
Apoptose
Importância dos telómeros na senescência celular e na imortalização das células
Instabilidade genómica e cancro
Matriz extracelular, adesão celular e cancro
Angiogénese
Metastização dos tumores
Células estaminais cancerosas

TÉCNICAS LABORATORIAIS
1. Colorações simples e imunohistoquímica.
2. Cultura de linhas celulares
3. Ensaio de proliferação celular
4. Ensaios de apoptose
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem decorrem em regime de tutorias em grupos de 20-25 alunos conduzidas por um docente, num total de 60h de contato. Estas são complementadas por aulas práticas laboratoriais demonstrativas dos temas em aprendizagem e pela participação em seminários.
As metodologias pedagógicas são de carácter interativo em que o professor orienta os estudantes na pesquisa de informação relevante para a obtenção dos resultados. Sempre que oportuno esta abordagem pode ser complementada, por atividades on-line, videoconferências ou fóruns.
Bibliografia principal Livros de texto:
Weinberg R A (2014) The Biology of Cancer, Garland Science, Whitehead Institute for Biomedical Research Ed., 864p.


Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.