Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Bioestatística

Bioestatística

Código 12510
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

- Obter conhecimentos básicos de Probabilidade e Estatística, indispensáveis à aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no percurso de formação académica e/ou profissional.
- Selecionar e aplicar métodos estatísticos apropriados para tirar conclusões sob incerteza em Optometria-Ciências da Visão.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Teoria da Probabilidade:
- axiomática e propriedades da probabilidade, condicionamento e independência;
- distribuições Binomial, Geométrica, Poisson, Normal;
- momentos e Teorema Central do Limite.
2. Introdução à Inferência Estatística:
- estimação pontual;
- intervalos de confiança;
- testes de hipóteses.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação de conhecimentos é feita ao longo do semestre com a realização de frequências escritas e caso os estudantes não atinjam as competências esperadas a avaliação é feita por um exame escrito no final do semestre.

A classificação durante o período de ensino e aprendizagem é determinada pela classificação obtida na realização de uma prova escrita. A prova escrita será realizada de forma presencial no caso de se verificar as condições suficientes para a sua implementação. Em alternativa será utilizada plataforma digital.
A classificação no período de exames será determinada pela classificação obtida na prova teórica realizada durante este período de avaliação, sendo aplicadas, na sua implementação, as mesmas condições descritas no período de ensino e aprendizagem.
Bibliografia principal - Gonçalves, M. E., Nogueira, M. E. e Rosa, A. C. (2020). Probabilidades e estatística para ciências e tecnologia : conceitos e exercícios resolvidos .Edições Almedina. Cota: M-7.0-00029.
- Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. (2011). Grande maratona de estatística no SPSS. Escolar Editora. Cota: EG-4.2-00500.
- Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2010). Introdução à estatística. Escolar Editora. Cota: EC-1.0-00135
- Pedrosa, A. e Gama, S. (2004). Introdução computacional à probabilidade e estatísitca. Porto Editora. Cota: I-8.0-00013
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.