Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Optometria e Ciências da Visão
  4. Bioestatística

Bioestatística

Código 12510
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de:

- Obter conhecimentos básicos de Probabilidade e Estatística, indispensáveis à aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no percurso de formação académica e/ou profissional.
- Selecionar e aplicar métodos estatísticos apropriados para tirar conclusões sob incerteza em Optometria-Ciências da Visão.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Teoria da Probabilidade:
- axiomática e propriedades da probabilidade, condicionamento e independência;
- distribuições Binomial, Geométrica, Poisson, Normal;
- momentos e Teorema Central do Limite.
2. Introdução à Inferência Estatística:
- estimação pontual;
- intervalos de confiança;
- testes de hipóteses.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A aferição de conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos durante o ensino-aprendizagem é feita através da realização de duas momentos de avaliação(M1 e M2), classificadas de 0 a 20 valores, com ponderação de 0,5 cada uma. A classificação final de ensino-aprendizagem, CEA, de 0 a 20 valores, é calculada da seguinte forma: CEA=0,5xM1+0,5xM2.

A dispensa de exame final é concedida quando a classificação final de ensino-aprendizagem for igual ou superior a 9,5 valores.

Todas as avaliações realizadas durante o semestre serão na forma presencial se reunidas as condições necessárias para a realização nesta forma, caso contrário será realizadas online.
Bibliografia principal - Gonçalves, M. E., Nogueira, M. E. e Rosa, A. C. (2020). Probabilidades e estatística para ciências e tecnologia : conceitos e exercícios resolvidos .Edições Almedina. Cota: M-7.0-00029.
- Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. (2011). Grande maratona de estatística no SPSS. Escolar Editora. Cota: EG-4.2-00500.
- Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2010). Introdução à estatística. Escolar Editora. Cota: EC-1.0-00135
- Pedrosa, A. e Gama, S. (2004). Introdução computacional à probabilidade e estatísitca. Porto Editora. Cota: I-8.0-00013
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.